Última alteração: 17-10-2019
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo geral realizar um estudo comparativo do sistema de propulsão dos ônibus elétrico à bateria e dos ônibus convencionais que operam no transporte coletivo urbano de passageiros na cidade de Manaus - Amazonas, por meio da avaliação computacional. Como objetivos específicos: comparar a eficiência energética dos sistemas, identificar os potenciais impactos ambientais do transporte público urbano elétrico.Trata-se de uma de uma pesquisa quantitativa a ser desenvolvidas em três etapas. A primeira se dará no levantamento da frota atual do sistema de transporte público (Ônibus).Na segunda etapa será utilizado o FASTSim, onde serão introduzidos todas as informações relativas as características do veículos a serem simulados. As simulações serão desenvolvidas em ciclos de direção no qual o veículo poderá operar. Para cada passo de tempo serão avaliados fatores como arrasto, frenagem regenerativa, eficiência energética e emissões de poluentes. A terceira etapa consistirá na análise dos dados simulados e discursão dos resultados obtidos.