Última alteração: 28-10-2019
Resumo
INTRODUÇÃO
Maria Elena et. al. (2010, p.2) É costume dizer que o maior problema das empresas localizadas na região Amazônica é de logística, especificamente de infraestrutura e transporte. Para Ballou (2011), uma logística eficiente torna uma região mais produtiva do que outra e permite explorar suas potencialidades. A Associação Comercial do Amazonas (ACA 2017), estima que 70% de todas as mercadorias que circulam no estado do amazonas sejam transportadas por meios marítimos, ainda reforçado por Rojas (2014), que diz, é o modal mais utilizado no transporte de carga do comércio, que permite transportar grandes quantidades e diferentes tipos de carga. No entanto é um modal bastante demorado, “o tempo em trânsito afeta diretamente o prazo de ressuprimento e enquanto em trânsito nada pode ser feito para tornar a mercadoria disponível mais rapidamente”. (SOUZA, et al, 2011).
REFERENCIAL TEÓRICO
Com o mercado em um clima de competição entre as empresas e a sofisticação de consumo geram um ambiente turbulento onde a capacidade de atender em tempo uma demanda instável emerge como um elemento central de vantagem competitiva. Por estes motivos as empresas buscam alavancar sua competitividade através de sistemas de logística eficiente, para atender a demanda do mercado. Ao usar a logística como fator competitivo procuramos entende-la desde o seu surgimento, como afirma Ballou (2007), “muito antes dos negócios demonstrarem interesse na coordenação dos processos da cadeia de suprimentos, os militares já estavam suficientemente organizados para desempenhar atividades logísticas”. Os militares, de longa data, vinham utilizando o termo logística para designar o suprimento de munições e provisões às tropas nos campos de batalha, também afirma, (MACHLINE, 2011). Ainda de acordo autores a logística foi decisiva para a vitória de algumas tropas, pois eles tinham seu aprovisionamentos, armas e munições nos locais certos e na hora certa. Nos dias de hoje com a globalização da economia e o avanço tecnológico a logística passou a fazer parte do mundo empresarial, Buller (2012), “atividade entendida como a coordenação da movimentação e armazenagem de produtos acabados, a logística evoluiu passando a englobar processos obtenção de matéria-prima, transformação e distribuição”. Sendo ela de fundamental importância para as organizações que visam aumentar sua competitividade reduzindo custos.
A logística empresarial estuda como a administração pode promover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. (BALLOU, 2011, p.17)
Ballou (2011), “uma logística eficiente torna uma região mais produtiva do que outra”. No Amazonas, a logística é fundamental referente a qualquer perspectiva da região, uma vez que é a forma que cargas e pessoas são transportadas, já que os grandes mercados estão a longas distâncias.
METODOLOGIA
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, devido ao embasamento do projeto ser fundamentado em obras de outros autores, que, quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet, (GIL, 1991). Este artigo também classifica-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, em razão de ser uma iniciativa em descrever o cenário da logística de distribuição da cidade de Manaus. Sob o ponto de vista de sua natureza, a pesquisa classifica-se como uma pesquisa aplicada. Segundo Edna Lúcia e Ester Muszkat (2001, p.20), a pesquisa aplicada ‘‘objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos, envolve verdades e interesses locais. ’’
CRONOGRAMA
1.Tema
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
2. Pergunta Problema
3. Justificativa
3.1 Resumo
4. Objetivo Geral
4.1 Objetivos Específicos
5. Metodologia
6. Cronograma
7. Referencial Teórico
8. Referências
9. Resultados Esperados
10. Introdução
11. Formatação
12. Apresentação Semana Acadêmica
13. Correções
14. Submissão ao Comitê de Ética para pesquisas com Pessoas
15. Entrega do Projeto Final
REFERÊNCIAS
BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: Transporte, Administração de Materiais e Distribuição Física; Tradução Hugo T. Y. Yoshizaki – 1. Ed. – 24. Reimpr.- São Paulo: Atlas, 2011.
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística empresarial; Tradução Raul Rubenich. – 5. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2007.
ROJAS, Pablo. Introdução à logística portuária e noções de comércio exterior. – Porto Alegre: Bookman, 2014.
BULLER, Luz Selene. Logística empresarial / Luz Selene Buller. – Curitiba: IESDE Brasil, 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=uy6VJHCz3CMC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=true Acesso em: 01 de junho de 2019
SOUZA, Paulo Augusto. et al. O serviço de logística de distribuição do interior do Amazonas, Revista Eletrônica de Administração, v. 10, n.2, edição 19, jul-dez 2011
MACHLINE, Claude. Cinco décadas de logística empresarial e administração no Brasil, São Paulo, v.53, n.3, maio/junho. 2011
Blog Logística, Os desafios da Logística na Amazônia, Disponível em: https://www.bloglogistica.com.br/mercado/os-desafios-da-logistica-na-amazonia/ Acesso em: 10 de abril 2019
Associação Comercial do Amazonas (ACA), Amazonas precisa de plano logístico, Disponível em: http://www.aca.org.br/2017/08/03/amazonas-precisa-de-plano-logistico/ Acesso em: 13 de abril de 2019
Lopes, Alfredo. ZFM: a logística da competitividade necessária, amazonasatual.com.br/zfm-a-logística-da-competitividade-necessaria/. Acesso em: 13 de maio de 2019
Coelho, Leandro C. Logística descomplicada, disponível em: http://www.logisticadescomplicada.com/. Acesso em: 13 de maio 2019
Silva, Edna Lúcia da Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação/Edna Lúcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. – 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005. 138p.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.