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Um estudo sobre a aquisição da segunda língua na primeira infância sob uma perspectiva psicopedagógica
GABRIELLE PEREIRA LEITAO

Última alteração: 28-10-2019

Resumo


RESUMO: Atualmente, diante do crescente processo de globalização que nos aproxima cada vez mais de culturas e línguas diferentes faz-se necessário comunicar-se de forma bilíngue. As pesquisas sobre a aquisição de um segundo de idioma são cada vez mais frequentes, principalmente voltadas para a facilidade de aprendizagem que indivíduos no período da alfabetização da língua materna possuem. Segundo a teoria piagetiana, todo indivíduo passa por estágios cognitivos, a partir do nascimento, nos quais adquire conhecimentos durante sua evolução. Diariamente a criança é exposta a diversos vocabulários em outros idiomas, seja por meio de músicas, desenhos animados, jogos, nomes de lugares ou mesmo de pessoas, sem que seja considerado um processo pedagógico, as crianças acabam convivendo com um segundo idioma de uma forma natural. O processo de ensino do segundo idioma em um ambiente que seja altamente estimulante e lúdico proporciona bons resultados. Este trabalho visa avaliar, de acordo com as práticas psicopedagógicas, os processos de aprendizagem de uma segunda língua de crianças durante a primeira infância. Com a proposta de relacionar tais processos de aprendizagem com as fases de desenvolvimento cognitivo descritas por Piaget.

Palavras-chave


Desenvolvimento Cognitivo; Segunda Língua; Aprendizagem; Primeira Infância