Última alteração: 17-10-2019
Resumo
Durante os grandes avanços que vem acontecendo na área da ciência e tecnologia os estudos para o entendimento dos materiais em nanoescala podem apresentar novos comportamentos e/ou propriedades diferentes daquelas que geralmente apresentam em escala macroscópica. A área da ciência que estuda esses novos produtos foi atribuída o nome de nanociência, ou, mais conhecido como nanotecnologia (DURAN el al., 2006).
Com relação a nanotecnologia no Brasil entende-se que com o avanço da ciência e tecnologia, as suas aplicações diversificam-se. Umas das aplicações referente à problema de qualidade da água, onde as nanobolhas podem ser utilizadas para a despoluição de rios.
Afim de trabalhar com esta tecnologia diferenciada, o presente estudo tem como temática um estudo sobre métodos de aplicação das nanobolhas no processo de tratamento de água. Sendo o objetivo realizar um estudo experimental da aplicabilidade de nanobolhas no processo de tratamento de água, estudando e verificando métodos da aplicabilidade de nanobolhas neste processo de tratamento. Para isso, será construída uma planta piloto para aplicabilidade de nanobolhas, para validar o método de flotação por nanobolhas e assim reduzir e/ou eliminar os produtos químicos presentes no processo de tratamento de água.
Visando a importância em reduzir a utilização de produtos químicos no processo de tratamento de água, a inserção do método de flotação, empregando as nanobolhas, busca apresentar um efluente tratado dentro dos padrões especificados pelas legislações através das análises físico-químicas, trazendo assim uma melhoria na qualidade de vida, meio ambiente e sustentabilidade.