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EDUCAÇÃO ESPECIAL E A PROPOSTA DO MOVIMENTO APAEANO – DESAFIOS E PESPERCTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
RAFAELA MONTEIRO LIMA

Última alteração: 28-10-2019

Resumo


O objetivo deste trabalho é refletir acerca da  proposta do movimento Apaeano voltada para educação especial enquanto perspectiva para uma educação inclusiva.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica que compreende uma diferenciação da proposta apresentada pela Apae em comparação com a proposta da educação inclusiva, e levanta  a hipótese dentro do campo da psicologia de como as instituições de educação especial e regulares tem posicionado o sujeito com deficiência nos dias atuais, em que a inclusão representa o avanço para a diminuição do preconceito e da desigualdade, e a deficiência não é mais simplesmente um impedimento, de qualquer natureza, nas estruturas e funções do corpo, e sim o resultado da interação entre esse impedimento e as barreiras que são impostas pela sociedade.

 

Palavras Chaves- Educação Especial, Apae, Inclusão


Palavras-chave


Educação Especial, Apae, Inclusão