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O OLHAR DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO MANEJO DA HEMOTRANSFUSÃO
Francielle Sousa Belem

Última alteração: 22-10-2019

Resumo


Objetivo: Relatar a vivência dos acadêmicos de enfermagem durante o cuidado com a hemotransfusão. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir da vivência prática de acadêmicos do curso de enfermagem no Módulo de Prática Supervisionado em Semiotécnica de uma instituição de ensino superior particular, realizado na clínica médica de um hospital de referência de Manaus-AM no segundo semestre de 2018. Resultados: Ao longo da execução do procedimento em uma paciente que estava na clínica médica foi possível observar que a enfermeira realizou a dupla checagem de todas as informações impressas na bolsa de hemoderivado junto ao paciente e prontuário, no entanto não houve orientações e disposição para comunicação sobre o procedimento. Em seguida, verificou os sinais vitais somente antes da instalação do hemocomponente, após início da infusão o acompanhamento nos primeiros minutos não foi realizado, sendo que este procedimento se faz necessário a fim de observar e identificar precocemente eventuais reações adversas, observou-se também que os dados registrados no prontuário estavam incompletos. Conclusão: A enfermagem exerce um papel fundamental na segurança do paciente em transfusão, sendo responsável pela checagem dos dados, prevenção de erros, orientação, detecção, comunicação, atuação e documentação de todo o processo transfusional. Nota-se que o profissional de enfermagem precisa está em constante atualização para atuar conforme as resoluções vigentes a fim de diminuir as complicações. Contribuições e implicações para enfermagem: É fundamental que a enfermagem atue com embasamento científico atualizado e baseado em evidências, pois a práxis reduz significativamente as iatrogênicas.


Palavras-chave


Transfusão Sanguínea; Cuidados de enfermagem; Enfermagem