Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Eventos da ULBRA.?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

EDITAL 01/2019-CPEP

X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

TEMA: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”

** 30 e 31 de Outubro de 2019 **

 

A Coordenação de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação – CPEP torna público o presente Edital 01/2019-CPEP, que publica o Regulamento da X Mostra Científica e Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do CEULM/ULBRA, a ser realizada nos dias 30 e 31 de outubro de 2019, cujo tema será “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o mesmo tema da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)[1] de 2019.

A X Mostra Científica e Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do CEULM/ULBRA é um evento anual que acontece no segundo semestre de cada ano, com a participação da comunidade acadêmica, convidados da sociedade civil e acadêmica do município de Manaus.

Regulamento da X Mostra Científica e Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do CEULM/ULBRA 2019

I - Objetivos da X Mostra Científica e Interdisciplinar

Além de reunir todos os cursos para a troca de experiências, o evento tem como objetivos:

  • Oportunizar a apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão elaborados pela comunidade acadêmica;
  • Possibilitar a interação entre a comunidade externa e a comunidade acadêmica do Centro Universitário para o atendimento de necessidades sociais;
  • Desenvolver a cultura da pesquisa e da extensão com o objetivo de compreender a diversidade como riqueza para o desenvolvimento sustentável;
  • Formar cidadãos com conhecimentos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Organizações das Nações Unidas.

 

II – Modalidades de Apresentação

A X Mostra Científica e Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do CEULM/ULBRA cria oportunidades para os discentes e docentes apresentarem trabalhos desenvolvidos nas seguintes modalidades:

  • Trabalho de Conclusão de Curso I e II: resultado de pesquisas parciais ou finais realizadas para a conclusão do curso.
  • Iniciação Científica / Pesquisa orientada: resultados de pesquisas, apresentados por alunos bolsistas e voluntários, vinculados a um professor pesquisador.
  • Projetos de Pesquisa ou de Extensão Comunitária: Professores com projetos de pesquisa ou de Extensão Comunitária, aprovados em 2019, deverão apresentar os resultados parciais ou esperados de seus projetos.
  • Outros: Participação de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica.

 

III - Tempo de Apresentação

Os trabalhos de cada modalidade devem ter o acompanhamento de professores orientadores, conforme as seguintes regras:

 

  1. 1. Trabalho de Conclusão de Curso I e II
  • O TCC I: Sala de aula – Power Point. O aluno terá de 10 a 15 minutos para expor seu trabalho e os avaliadores terão 10 minutos para a arguição.
  • O TCC II: Sala de aula – Power Point. O aluno terá de 15 a 20 minutos para expor seu trabalho e os avaliadores terão 10 minutos para a arguição.
  1. 2. Iniciação Científica/Pesquisa Orientada, projetos de pesquisa, extensão comunitária e outros.
  • BANNER – O aluno terá de 05 a 10 minutos para expor seu trabalho ao avaliador.

 

IV - Horários das Apresentações

As apresentações dos BANNER´s da X Mostra Científica e Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do CEULM/ULBRA, ocorrerão nos dias 30 e 31 de OUTUBRO de 2019. O dia das apresentações por curso será divulgada juntamente com a programação do evento, devendo o acadêmico ficar atento ao prazo de submissão dos trabalhos para posteriormente ter o dia do seu curso definido.

Os trabalhos de TCC I e TCC II seguirão a sequência dos horários disponibilizados pelas coordenações dos cursos, em até dois dias antes do evento. O prazo de submissão segue o mesmo do Banner.

As submissões deverão ser postadas no site www.conferencias.ulbra.br, dentro do prazo estabelecido no EDITAL (04/10 até 16/10), para aprovação e inclusão na Lista/Cronograma de Apresentações.

V - Critérios para a avaliação

Além dos requisitos de preparação dos resumos listados, o processo de avaliação seguirá as seguintes regras:

  • O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;
  • Deverá haver encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;
  • O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.

VI – Submissão dos Trabalhos

Para a apresentação de trabalho (s) durante a X Mostra Científica e Interdisciplinar o (s) autor (es) deverá (ão) submeter trabalho (conforme modelo,) contendo os resultados finais ou parciais de suas pesquisas, conforme os seguintes critérios:

  • TCC I – Introdução; Referencial Teórico; Metodologia; Recursos; Cronograma; e Referências; (contendo entre 5 e 7 páginas).
  • TCC II – Resumo; Introdução; Referencial Teórico; Metodologia; Resultados e Discussões; Considerações Finais e Referências; (contendo entre 7 e 10 páginas).
  • BANNER – Resumo; Introdução; Metodologia; Resultados e Discussões; Conclusão; Agradecimentos e Referências.
  • Pesquisa Orientada: Segue o modelo de BANNER.
  • Projetos de pesquisa, extensão comunitária e iniciação científica – Seguem o modelo do BANNER.

Obs.1: Os trabalhos poderão ter no máximo 5 autores (incluindo o professor orientador).

OBS.: Os cursos de Administração, Enfermagem e CST em Logística apresentarão seus trabalhos em formato Power Point e o modelo deverá ser verificado diretamente com a Coordenação do Curso. O curso de Direito e Psicologia farão as apresentações no modelo de BANNER.

VII – Temas para desenvolvimento dos trabalhos

Os trabalhos desenvolvidos e submetidos à X Mostra Científica e Interdisciplinar deverão estar de acordo com o tema proposto neste Regulamento e as linhas de pesquisa dos cursos do CEULM, constantes no Anexo A deste Regulamento, conforme as áreas de atuação dos respectivos cursos.

 

VIII - Informações Sobre os Banners

Os trabalhos submetidos na modalidade de Banner deverão ser elaborados seguindo o modelo indicado para o evento, nas seguintes dimensões:

 

  • Altura: 1,00 m*
  • Largura: 0,80 m*

*Banners com dimensões diferentes das especificadas neste Regulamento não serão aceitos e nem avaliados.

IX – InscriçõesPeríodo e procedimentos: 04 de outubro a 28 de outubro de 2019

As inscrições na X Mostra Científica e Interdisciplinar serão realizadas pelo site www.conferencias.ulbra.br,  nas seguintes modalidades:

 

  • Ouvinte - Acadêmicos que participarão apenas das palestras, oficinas e minicursos.
  • Autor e ouvinte - Acadêmicos que realizarem apresentação de trabalhos, além de ouvintes em outras atividades de sua escolha.

IMPORTANTE: Os trabalhos devem ser submetidos no site até o dia 16/10/2019, conforme tabela no item XIV deste Edital.

X - Entrega dos Trabalhos

Somente serão aceitos os trabalhos que forem entregues nas datas estabelecidas neste Regulamento e aprovados pela Comissão de Avaliadores da X Mostra Científica e Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do CEULM/ULBRA.

 

XI - Carga Horária das Atividades da X Mostra Científica e Interdisciplinar

A carga horária será de acordo com as participações nas atividades, conforme descrição:

 

  • O aluno que participar da apresentação de trabalhos como ouvinte, receberá Certificado de 1 (uma) hora de Atividade Complementar para cada banca de apresentação assistida (exceto para apresentações em banner pois é livre).
  • O aluno que apresentar o TCC I receberá Certificado de 12 (doze) horas de pesquisa.
  • O aluno que apresentar o TCC II receberá Certificado de 24 (vinte e quatro) horas de pesquisa.
  • Os alunos que apresentarem projetos de Pesquisa Orientada, Iniciação Científica e outros, receberão Certificados de 12 (doze) horas de pesquisa ou de ensino, de acordo com o PPC do seu curso.
  • Os alunos que participarem da Comissão Organizadora receberão Certificados de horas de acordo com a lista de presença por dia, acrescido das horas das atividades nas quais estiverem alocados.
  • Outras apresentações terão cerificados com carga horária definida pela Comissão Organizadora do evento.

XII - Certificados

Os certificados de TCC I e II serão entregues aos acadêmicos no dia da apresentação. As apresentações em BANNER e dos acadêmicos ouvintes (palestras, oficinas, minicursos entre outros), deverão solicitar os certificados no prazo de três semanas, a partir, do término do evento junto à Central de Atendimento, endereçando os protocolos à Extensão.

Receberão certificados somente os autores de trabalhos, cujos conteúdos estiverem de acordo com as normas do evento e que forem aprovados.

OBS: Os acadêmicos formandos em 2019/2 poderão solicitar Certificado das horas a partir do dia 08/11/2019, para cumprir os prazos de entrega das atividades complementares. A solicitação seguirá o prazo normal do PROTOCOLO.

XIII – Publicação

Todos os trabalhos que forem aceitos ficam autorizados a serem avaliados por banca para publicação, a cargo da Instituição.

XIV – Datas importantes

 

Etapas

Período

Submissão dos Resumos e Banners

04/10/2019 a 16/10/2019

Parecer sobre a aceitação dos Resumos e Banners

18/10/2019

Inscrição no site para Ouvinte

04/10/2019 a 28/10/2019

X Mostra Científica e Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão

30/10 e 31/10/2019

 

XV - Casos não citados

Os casos não citados neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento, composta pelo Diretor Acadêmico, Coordenador Administrativo da Extensão e Coordenadores de Curso, com a decisão resultante da maioria consensual de votos.

 

XVI – Disposições gerais

Os professores coordenadores de projetos de Pesquisa e de Extensão, bem como os estudantes participantes desses projetos, devem apresentar, obrigatoriamente, durante a X Mostra Científica e Interdisciplinar, os resultados parciais e/ou finais dos trabalhos executados nos projetos, em forma de Banner.

Dúvidas e informações referentes a este Regulamento poderão ser esclarecidas na Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, e diretamente com os respectivos Coordenadores de Curso ou ainda com o Coordenador Administrativo da Extensão.

Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. Os trabalhos de cada modalidade devem ter o acompanhamento de professores orientadores, conforme as seguintes regras:

     

    1. 1. Trabalho de Conclusão de Curso I e II
    • O TCC I: Sala de aula – Power Point. O aluno terá de 10 a 15 minutos para expor seu trabalho e os avaliadores terão 10 minutos para a arguição.
    • O TCC II: Sala de aula – Power Point. O aluno terá de 15 a 20 minutos para expor seu trabalho e os avaliadores terão 10 minutos para a arguição.
    1. 2. Iniciação Científica/Pesquisa Orientada, projetos de pesquisa, extensão comunitária e outros.
    • BANNER – O aluno terá de 05 a 10 minutos para expor seu trabalho ao avaliador.
  2. Informações Sobre os Banners

    Os trabalhos submetidos na modalidade de Banner deverão ser elaborados seguindo o modelo indicado para o evento, nas seguintes dimensões:

     

    • Altura: 1,00 m*
    • Largura: 0,80 m*

    *Banners com dimensões diferentes das especificadas neste Regulamento não serão aceitos e nem avaliados.

  3. Para a apresentação de trabalho (s) durante a X Mostra Científica e Interdisciplinar o (s) autor (es) deverá (ão) submeter trabalho (conforme modelo,) contendo os resultados finais ou parciais de suas pesquisas, conforme os seguintes critérios:

    • TCC I – Introdução; Referencial Teórico; Metodologia; Recursos; Cronograma; e Referências; (contendo entre 5 e 7 páginas).
    • TCC II – Resumo; Introdução; Referencial Teórico; Metodologia; Resultados e Discussões; Considerações Finais e Referências; (contendo entre 7 e 10 páginas).
    • BANNER – Resumo; Introdução; Metodologia; Resultados e Discussões; Conclusão; Agradecimentos e Referências.
    • Pesquisa Orientada: Segue o modelo de BANNER.
    • Projetos de pesquisa, extensão comunitária e iniciação científica – Seguem o modelo do BANNER.

    Obs.1: Os trabalhos poderão ter no máximo 5 autores (incluindo o professor orientador).

    OBS.: Os cursos de Administração, Enfermagem e CST em Logística apresentarão seus trabalhos em formato Power Point e o modelo deverá ser verificado diretamente com a Coordenação do Curso. O curso de Direito e Psicologia farão as apresentações no modelo de BANNER.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .