Última alteração: 23-10-2018
Resumo
O presente trabalho consiste no relato de experiência da elaboração do projeto de intervenção escolar que foi organizado no decorrer da disciplina de Intervenção da Psicologia na Educação do curso de Psicologia do CEULM/ULBRA em 2018/1, o projeto foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI – Nossa Senhora da Conceição, localizado na Zona Leste de Manaus/AM, o qual possuiu como tema gerador das discussões: a importância da inclusão efetiva da pessoa com deficiência no ensino regular. O objetivo principal do projeto de intervenção é sensibilizar os professores e alunos da escola sobre a importância da educação inclusiva, de modo a incentivá-los a implantar no calendário escolar uma semana ou um dia para desenvolver trabalhos reflexivos sobre a inclusão da pessoa com deficiência na escola. Para isso se faz necessário: promover a conscientização e empatia nos professores e alunos na escola, através da elaboração de atividades práticas desenvolvidas pelos próprios atores sociais - professores e alunos - sobre educação inclusiva; e, por fim, possibilitar a interação e inclusão entre os alunos portadores de alguma deficiência, através do lúdico, propomos que seja realizada uma dramatização de histórias cujo a temática traga aspectos importantes de reflexão sobre a inclusão. Com isso, busca-se confrontar a realidade dos alunos com atividades vivenciadas cotidianamente por pessoas com deficiências.
PALAVRAS-CHAVE: Educação1, Inclusão2. Psicologia3, Intervenção4.