Portal de Eventos da ULBRA., IX MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA E FINANCEIRA DA MICROGERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR EM MANAUS - TCC II
JOSÉ EDUARDO DA SILVA ALMEIDA JÚNIOR

Última alteração: 30-10-2018

Resumo


ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA E FINANCEIRA DA MICROGERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR EM MANAUS

José Eduardo da Silva Almeida Júnior1; Pierre Vilar Dantas2

 

Este Texto é referente a proposta de pesquisa do acadêmico José Eduardo da Silva Almeida Júnior, orientado pelo professor Pierre Vilar Dantas.

 

1Acadêmico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, do CEULM/ULBRA, Manaus-AM, jodu.ufam@outlook.com; 2Professor do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, do CEULM/ULBRA, Manaus-AM, pierre.dantas@gmail.com.

 

RESUMO

Nesta pesquisa, será abordada uma análise de viabilidade técnica e financeira de um sistema de microgeração de energia solar fotovoltaica na cidade de Manaus-AM, pertencente ao grupo consumidor B que são consumidoras com fornecimento em tensão abaixo de 2,3kV, subgrupo B1, B2 – residencial e comercial respectivamente. Com o objetivo de averiguar a causa de poucas unidades residenciais, que utilizam a energia proveniente da microgeração solar fotovoltaica, mesmo sabendo que esta opção de energia tem uma grande aplicação em outros estados do Brasil e diversos países. Será apresentado o estudo de cinco empreendimentos para análise de viabilidade, com o objetivo de entender o porquê de hoje ainda termos poucas unidades microgeradoras na cidade de Manaus faremos uma abordagem analítica sobre PayBack e TIR, a fim de sabermos quais as condições da viabilidade da microgeração solar fotovoltaica.

PALAVRAS-CHAVE: Solar, Fotovoltaica, PayBack, TIR.

INTRODUÇÃO

A microgeração distribuída de energia elétrica foi regulamentada pela Resolução Normativa da ANEEL nº 482/2012 – onde diz o Art. 1º Estabelecer as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuídas aos sistemas de distribuição de energia elétrica e o sistema de compensação de energia elétrica. Esta resolução tem como objetivo incentivar o consumidor a gerar sua própria energia através de fontes renováveis e fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua cidade.

Em Manaus têm poucas unidades instaladas em relação aos outros estados do Brasil, o que nos levará a analisar: as condições climáticas da região, legislações estaduais e municipais e o custo do investimento devido a logística da região, para entender como uma fonte de energia em crescimento acelerado em países desenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil, ainda está tão pouco difundida e utilizada em uma metrópole como a cidade de Manaus em detrimento às outras capitais do Brasil. Será abordado o perfil de consumo energético de microgeração em Manaus.

O Objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade técnica e financeira da microgeração solar em Manaus. Para isso iremos calcular o retorno financeiro do investimento em cinco empreendimentos da cidade de Manaus, explicar como funciona o sistema de microgeração fotovoltaico e quais os materiais necessários para o sistema em concordância com a legislação da ANEEL e analisar os incentivos tributários do estado do Amazonas, usando indicadores como payback e TIR (taxa interna de retorno).

METODOLOGIA

Com base no referencial teórico, será feito o levantamento de cinco empreendimentos com sistema de microgeração solar fotovoltaica na cidade de Manaus, do grupo consumidor tipo B (baixa tensão) e subgrupo B1 ou B2 que se referem a consumidores residenciais ou comerciais respectivamente.

Nesse levantamento será verificada a potência gerada do sistema instalado, juntamente com os devidos componentes do sistema com suas respectivas especificações técnicas. Durante o levantamento coletaremos dados sobre investimento, tais como: valor total do investimento, manutenção preventiva, se o excedente de energia gerada é transformado em créditos para abatimentos em faturas posteriores conforme a resolução normativa da ANEEL  482/2012.

Com os dados coletados usaremos dois métodos de análise para o cálculo da viabilidade, o primeiro método chamado PayBack que segundo (LEMES JÚNIOR, 2002) evidencia o tempo que é necessário para obter o retorno de um investimento inicial, onde os autores citados consideram o valor do dinheiro no tempo usando uma taxa de desconto para obter a quantidade exata de períodos, para que o projeto possa recuperar o valor investido, e essa taxa mínima de atratividade (TMA) é determinada pelo próprio investidor. O segundo método é a TIR (taxa interna de retorno) que segundo (GASLENE, 1999) é uma taxa média de desconto de fluxo de caixa, que torna o valor do fluxo atual igual ao investimento inicial, procuramos usar a TIR como única taxa de retorno para resumir a eficiência de um projeto dependendo apenas do fluxo de caixa do projeto e não das demais ofertas do mercado, sendo assim, quanto maior for a TIR, melhor será o projeto.

Após analisar os dados de investimento usando os dois métodos expostos na metodologia, esperamos chegar a uma conclusão sobre a viabilidade técnica financeira de um sistema de microgeração de energia solar fotovoltaica em Manaus, mostrando o resultado obtido.

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Durante a execução do estudo de viabilidade encontramos muitas dificuldades para conseguir dados reais de sistemas já em funcionamento, o que só é possível se uma pessoa física ou jurídica permitir a análise de dados de seus respectivos projetos. Hoje em Manaus temos muitas empresas que trabalham como integradores de sistemas fotovoltaicos e conseguimos junto a Future Solar os dados necessários para a execução do estudo, no qual foram disponibilizados dados de cinco empreendimentos que servirão de base do estudo de viabilidade, usando os indicadores para esta análise que são: payback e Tir (taxa interna de retorno).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerações finais não é possível comentar, devido o estudo está ainda em andamento, mas estará pronto para a defesa final do trabalho de conclusão de curso II.

 

 

REFERÊNCIAS

ANEEL, ANEEL amplia possibilidades para micro e minigeração distribuída. Disponível em:<http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/noticias/Output_Noticias.cfm?Identidade=8955&id_area=90>. Acesso em: 02 mai. 2018

 

COSTA, Antônio Paulo de Melo. Uma Análise de Viabilidade Econômico-financeira de um sistema de geração distribuída a partir da energia solar na cidade de Manaus: Monografia (Graduação em Engenharia elétrica) – Centro Universitário Luterano de Manaus CEULM/ULBRA, Manaus, 2017

 

GASLENE, A.; Decisões de investimentos da empresa. São Paulo: Atlas,1999. 295 p.

 

LEMES JUNIOR, Antônio Barbosa; CHEROBIM, Ana Paula; RIGO, Cláudio Miessa. Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. 5º reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.