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ESTABILIZAÇÃO DE UM SOLO ARGILOSO USANDO AGENTES QUÍMICOS
Última alteração: 22-10-2018
Resumo
No Brasil, durante as décadas de 1930 e 1940, a expansão e o predomínio das rodovias na matriz de transportes do país cresceu significativamente e com o passar do tempo surgiram novos materiais e técnicas. Tanto para o revestimento quanto para as camadas inferiores, base e sub-base. Apesar do baixo custo por m² em relação a outras obras de engenharia, a pavimentação tem a necessidade de um grande volume de matérias primas de padrões específicos e tais materiais por vezes se encontram muito distantes ou inexistem na região da obra, o que torna o custo do transporte um inviabilizador da obra. Entretanto existem técnicas que podem solucionar esse tipo de problema, por exemplo, as estabilizações do solo. A estabilização de solos com emulsões asfálticas, com objetivo de emprego em bases e sub-bases de pavimentos é uma técnica empregada desde meados dos anos 1930. Assim como outros tipos de estabilização, visa aproveitar material disponível no local da obra, melhorando sua capacidade estrutural e reduzindo a sua permeabilidade. Em termos nacionais, o emprego desta técnica tem sido pontual e espaçado por longos intervalos de tempo. Este trabalho é voltado para avaliar a técnica de estabilização de solos com a adição da emulsão asfáltica para emprego em camadas de pavimentos de vias de baixo volume de tráfego. Assim, o uso de materiais locais elimina as atividades de transporte, extração e descarte. Além disso, a técnica proposta dispensa o aquecimento, umas vez que é realizada em temperatura ambiente. Para verificar a viabilidade do uso do solo-emulsão, no emprego em bases de pavimentos asfálticos, serão realizados ensaios laboratoriais que avaliarão analisar as propriedades do solo da área de pesquisa e verificação de parâmetros para o uso na pavimentação, estabelecer um procedimento de laboratório para dosagem de solo-emulsão (visto que não existem especificações em normas) e comparar resultados de Resistência à Compressão Simples e Índice de Suporte Califórnia (ISC ou CBR) para os diferentes teores de emulsão asfáltica.