Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA MUDANÇA DE PARADIGMA
Adrielle Fontoura de Souza, Pamela Pereira Fagundes, Sonia Beatriz Scholl Duarte, Vanessa Pereira da Silveira, Mari Lucia Viegas, Estela Schiavini Wazenkeski, Mariana Brandalise

Última alteração: 08-09-2018

Resumo


Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) publicada em 2013, dentre as
deficiências, a deficiência visual foi a mais representativa na população
brasileira, com proporção de 3,6% em 200,6 milhões de habitantes, sendo mais
comum entre as pessoas com mais de 60 anos (11,5%). O grau intenso ou
muito intenso da limitação impossibilita 16% dos deficientes visuais de
realizarem atividades habituais como ir à escola, trabalhar e brincar. Foram
consideradas deficiência visual, os casos de cegueira em ambos os olhos,
cegueira de um olho e visão reduzida ou normal em outro e baixa visão em
ambos os olhos. Compreender os fenômenos envolvidos no desenvolvimento
da pessoa com deficiência visual, o papel da sociedade nesse processo e bem
como suas dificuldades como cidadão, torna-se necessário para desenvolver
ações que busquem auxiliá-los. Conhecer as dificuldades da pessoa com
deficiência visual e promover uma ação educativa junto a comunidade em
geral, demonstrando como a sociedade pode contribuir através de pequenas
ações, para a melhoria na qualidade de vida desses indivíduos. Na disciplina
de Farmacoterapêutica e Atenção farmacêutica do curso de farmácia surgiu a
ideia de elaborar uma atividade, durante a Semana de Acessibilidade da
ULBRA, com deficientes visuais que trabalham no campus. Foi desenvolvido,
com a supervisão das professoras, um questionário semiestruturado com
perguntas a respeito de vida pessoal, histórico da deficiência, relacionamentos
interpessoais, acessibilidade e acesso à saúde. O questionário foi respondido
por duas pessoas com deficiência visual. Após o levantamento das respostas,
foi desenvolvido um folder informativo sobre como abordar a pessoa com
deficiência visual ou baixa visão. Importante destacar que esses indivíduos
possuem potencialidades que precisam ser estimuladas, para que sejam
capazes de exercer sua independência, conhecer suas capacidades e não
somente suas limitações. Muitas vezes, a sociedade não está preparada para
auxiliar esses indivíduos, de acordo com suas especificidades e promover sua
inclusão social.
Descritores: Deficiência visual, acessibilidade, educação em saúde.

Texto completo: PÔSTER