Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS COM O TEMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Clarissa de Assis Olgin, Karina Nunes da Silva, Juliana Bernardes

Última alteração: 28-11-2018

Resumo


O presente trabalho refere-se à temática Educação financeira no Ensino Fundamental, apresentando os resultados de uma oficina desenvolvida para licenciandos e professores de Matemática, no Encontro Gaúcho de Educação Matemática, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 2018. Segundo Guttmann e Plihon (2008), o Brasil vem enfrentando à questão do endividamento e inadimplência de seus cidadãos. Dessa forma, o Governo Federal estabeleceu a Estratégia Nacional de Educação Financeira, para auxiliar na formação financeira dos cidadãos, para que os mesmos tomem decisões conscientes quanto ao gerenciamento de suas finanças. Nesse sentido, desenvolveu-se um conjunto de atividades envolvendo essa temática, pois de acordo com Dias e Olgin (2017) existem poucos materiais didáticos para aplicação da mesma em sala de aula, no Ensino Fundamental. Ressalta-se, ainda, que as escolas recebem alunos com necessidades educacionais especiais, portanto torna-se necessário desenvolver/adaptar as atividades de acordo com as com diferentes especificidades desses. O objetivo deste trabalho é apresentar os jogos didáticos e recursos tecnológicos para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos envolvendo o tema Educação Financeira, para o Ensino Fundamental, com atividades que possibilitem a participação de alunos surdos de uma forma integradora com os demais alunos possibilitando a participação efetiva e inclusiva dos mesmos. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa, pois permitiu um estudo detalhado dos fenômenos que envolveram a situação em estudo. Dessa forma, foram desenvolvidas as seguintes atividades didáticas: trajetória das compras, calculando juros e montante, em busca da taça, show do milhão da Matemática e resolvendo problemas no Toondo, que visaram desenvolver o tema em estudo a partir do aprofundamento dos conteúdos matemáticos de porcentagem, juros e regra de três. Os recursos didáticos utilizados para construção das atividades foram material concreto e os softwares PowerPoint e Toondo. Após a realização da oficina, pode-se constatar a partir da discussão com os participantes que os recursos propostos potencializam a construção do conhecimento matemático aliado ao tema Educação Financeira tanto aos alunos surdos, quanto aos ouvintes.


Palavras-chave


Educação Matemática, Recursos didáticos e tecnológicos, Educação de alunos surdos e ouvintes.

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