Última alteração: 03-09-2018
Resumo
Segundo Clemente e Souza (2016), a partir de discussões e da implementação de políticas educacionais que atendam demandas internacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) torna-se uma plataforma para definições do sistema de educação (BRASIL, 1996). Regulamentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em 1998, e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) em 1999, iniciou-se uma reformulação no ensino médio no país (BRASIL, 1998, 1999). Por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o atual momento histórico pode vir a se configurar como um momento de transformação, pois modifica a estrutura curricular atual do ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) na disciplina de ciências. Entende-se haver problemáticas associadas a situação. A primeira diz respeito à como introduzir as transformações propostas pela BNCC de modo consonante com o processo de construção dos alunos. A segunda está diretamente relacionada com a formação dos professores que vão trabalhar com esse desafio, e que nem sempre possuirão uma formação adequada. A problemática da pesquisa norteia-se em aspectos da formação do professor atuante nas séries finais do ensino fundamental, na disciplina de Ciências com as novas exigências do BNCC. Porém, dada a formação desses professores, como os mesmos conduzirão esse processo de mudanças? Que aspectos de vivências específicas de outros cursos poderão contribuir? Em que aspectos sentirão dificuldades? A partir da problemática apresentada, o presente projeto tem como objetivo investigar como se ocorre o processo de formação dos professores de Ciências do Ensino Fundamental anos finais, em municípios da região do Vale do Rio Pardo, perante o processo de formação continuada para o ensino de Ciências na perspectiva das novas exigências apresentadas pela BNCC. Sendo que a proposta principal desta pesquisa possui o profissional professor como foco principal, é valorizada a metodologia qualitativa para obter a análise dos dados da investigação. Esteban (2010) defende que a pesquisa qualitativa através de uma abordagem subjetiva, interpreta os fenômenos e atribui significado a estes. O enfoque multiparadigmático da pesquisa qualitativa, por meio de um conceito amplo faz referência a perspectivas epistemológicas e teóricas. A proposta metodológica de trabalho pretende inicialmente analisar os documentos da BNCC focando no ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e, comparar com os atuais currículos das escolas em que estes professores estão alocados. A partir desta análise, preparar e ministrar minicursos de formação continuada para os professores de ciência da rede municipal, a fim de contemplar a ótica da BNCC. Além de minicursos, deve ocorrer a confecção de material de apoio aos docentes da área de ciências, apresentando percepções e propostas para o desenvolvimento de atividades consonante a BNCC.