Última alteração: 03-09-2018
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa que busca responder: Quais os espaços da didática como campo específico de conhecimento e a didática no campo específico da Matemática e de Ciências na formação inicial dos licenciandos em Pedagogia e formação continuada de professores dos anos iniciais na prática cotidiana? A discussão em torno do referencial teórico centrar-se-á no estudo de questões legais que normatizam a formação de professores e no estudo de aportes teóricos sobre os temas: didática geral, didática da Matemática, didática das Ciências Natureza e formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo geral compreender os espaços da didática como campo específico de conhecimento e a didática no campo específico da Matemática e de Ciências na formação inicial dos licenciandos em Pedagogia e formação continuada de professores dos anos iniciais na prática docente cotidiana. A pesquisa caracteriza-se pela organização de um aporte de dados teóricos e de um banco de dados empíricos sobre didática geral, didática da Matemática, didática das Ciências da Natureza, e formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Verifica-se, até o momento, uma escassez de desenvolvimento de conteúdos específicos de Matemática e de Ciências da Natureza, assim como de conhecimento pedagógico desses conteúdos, tanto na formação inicial quanto na continuada de professores. Os resultados apontam para a necessidade de proposição de pesquisas em disciplinas dos Cursos de formação inicial, como Pedagogia e Curso Normal em nível Médio, além de cursos de formação continuada que atendam a essa demanda de conhecimentos.