Tamanho da fonte:
OBJETOS EDUCACIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA A GEOMETRIA ESPACIAL
Última alteração: 08-09-2018
Resumo
As tecnologias digitais vêm sendo utilizadas em diferentes contextos e momentos na Educação Matemática, visto que, o seu uso influência a forma de ver, utilizar e produzir a Matemática, principalmente em sala de aula (KAIBER e CONCEIÇÃO, 2007; GRAVINA e BASSO, 2012). Contudo, só há inserção tecnológica quando o professor consegue intercalar de forma apropriada e segura práticas do ensino tal como está posto, com o auxílio de ferramentas digitais, proporcionando assim, condições para construção do conhecimento (VALENTE, 1999). Corroborando com o autor, Lorente (2009) afirma que as tecnologias podem e devem fazer parte da vida escolar dos estudantes, tanto que, proporcione o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem Matemática. Neste contexto, apresenta-se, aqui, parte de uma investigação que teve como objetivo identificar possibilidades do desenvolvimento de materiais a serem integrados ao currículo de Matemática como elementos mediadores do processo de ensino e aprendizagem. Para tal, investigou-se sobre objetos educacionais (OE), com recurso às tecnologias, suas potencialidades, possibilidades e maneiras de cria-los e utiliza-los no processo educativo. Assim surgiu o objeto educacional GEOE, que é voltado para o estudo de conceitos geométricos, especificamente, para os conteúdos de Geometria Espacial, tendo como objetivo ser um material de fácil acesso e manuseio, dispondo apenas de uma rede de internet. De acordo com Wiley (2000), o OE é qualquer recurso digital que pode ser reutilizado para apoiar a aprendizagem, visto que, de acordo com o autor o OE, deve propiciar o processo de aprendizagem. Corroborando com o autor, Tarouco et al. (2003) complementa afirmando que, um OE visa potencializar o processo de aprendizagem. Bulegon e Mussoi (2014) apontam ainda, que os OE são desenvolvidos com o propósito de ensino, aprendizagem e avaliação. Neste caso, o OE-GEOE visa contribuir no dia-a-dia do estudante, seja em sala de aula com a mediação de professores, ou como complemento dos conceitos abordados em aula, bem como ser um material de apoio para que o estudante possa estudar fora do ambiente escolar, a qualquer instante ou lugar. Para a construção do objeto educacional GEOE, buscou-se ferramentas gratuitas e de fácil manuseio disponibilizadas na Web, encontrando-se a plataforma WIX (http://pt.wix.com) que, apesar de ser uma plataforma de construção de sites, foi utilizada para a construção do GEOE. O GEOE foi constituído a partir de materiais didáticos em Power Point, vídeos, atividades com o software JClick e com o GeoGebra, O GEOE está organizado em subseções: Geometria de Posição; Noções básicas e Conhecimentos Básicos; Poliedros, abrangendo Prisma e Pirâmide; Corpos Redondos; visando contribuir a compreensão dos estudantes quanto aos conceitos geométricos espaciais. A realização da investigação propiciou
constatar que o GEOE é uma importante ferramenta de apoio para construção do conhecimento, potencializando assim, o ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos espaciais.
constatar que o GEOE é uma importante ferramenta de apoio para construção do conhecimento, potencializando assim, o ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos espaciais.
Palavras-chave
Tecnologias Digitais; Objeto Educacional; Geometria Espacial.
Texto completo:
PÔSTER