Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: BUSCANDO SUBSÍDIOS PARA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES A PARTIR DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Alexandre Menezes Veiga, Clarissa de Assis Olgin

Última alteração: 31-08-2018

Resumo


Segundo a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio é preciso contextualizar os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, abordando temáticas, como, saúde, trabalho, educação para o consumo, educação financeira e educação fiscal, contribuindo para que a escola auxilie na formação de cidadãos conscientes (BRASIL, 2018). Dessa forma, este trabalho tem por objetivo compreender e analisar como esse tema vem sendo tratado nos documentos curriculares e na legislação brasileira, para propor um conjunto de atividades didáticas que permitam a construção de conceitos matemáticos a partir da temática Educação Financeira, visando auxiliar na formação dos estudantes para a tomada decisão diante de situações envolvendo essa temática. Para investigar as documentações mencionadas utilizou-se a pesquisa documental, pois permite ao pesquisador realizar uma análise interpretativa de dados originais (OLIVEIRA, 2010). A partir das leituras dos documentos verificou-se a importância de ensinar os conteúdos matemáticos relacionados a assuntos, como, consumismo, financiamento, poupança, juros e correções monetárias (BRASIL, 1996, 2006, 2016, 2018; RIO GRANDE DO SUL, 2009). Ainda, identificou-se na legislação a ação do Governo Brasileiro frente à questão de endividamento da população, o qual propôs a Estratégia Nacional de Educação Financeira (BRASIL, 2010). Assim, pode-se constatar nos documentos oficiais que a temática Educação Financeira precisa ser incorporada aos conteúdos escolares, tendo por base os problemas advindos da vida em sociedade (financiamento imobiliário, planejamento familiar, trabalho e consumo, etc.). Nesse sentido, para trabalhar essa temática no currículo de Matemática do Ensino Médio, elaborou-se uma sequência de atividades didáticas envolvendo os assuntos compras à vista e a prazo, fatura do cartão de crédito, gastos fixos e variáveis, financiamentos, investimentos e direitos trabalhistas, que possibilitam revisar ou aprofundar os conteúdos matemáticos de porcentagem, aumentos e descontos, juros simples e juros compostos. Para elaboração das atividades utilizaram-se os seguintes softwares como recursos tecnológicos para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática: Jclic, PowToon, PowerPoint e Excel.

 

 

Descritores: Educação Financeira. Ensino Médio. Atividades didáticas.

 


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