Última alteração: 24-08-2018
Resumo
Introdução
O estudo da Tabela Periódica geralmente é considerado por professores e alunos como um tema difícil de aprender, sendo que muitos professores de Química ainda utilizam a memorização. Isto provoca um desinteresse, por parte dos alunos, em relação a este conteúdo. É, portanto, importante desenvolver metodologias que incentivem o interesse e facilitem o seu processo de ensino e aprendizagem. Nesta pesquisa se utilizou como metodologia o tema gerador metais pesados no rio Sergipe (Aracaju/SE), para investigar a viabilidade de utilizar o ambiente do entorno para motivar o estudo da Tabela, de forma interdisciplinar, trabalhando também a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável.
Objetivos
Como objetivo principal verificou a viabilidade de se utilizar metais pesados encontrados nas águas do estuário do rio Sergipe como tema gerador da metodologia para a aprendizagem do conteúdo da tabela periódica, para o processo de ensino e aprendizagem de Química do 1º ano do ensino médio do Instituto Federal em Sergipe (IFS) em Aracaju/SE, utilizando esta temática para trabalhar, de forma interdisciplinar, Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).
Metodologia
A pesquisa utilizou quatro etapas como metodologia de trabalho. Na primeira etapa da pesquisa analisaram-se como os livros didáticos de Química adotados no Ensino Médio do IFS abordam o conteúdo Tabela Periódica. Na segunda etapa, foram aplicados questionários para investigar qual a metodologia adotada pelos professores de Química para trabalhar o processo de aprendizagem deste conteúdo, bem como os principais problemas que prejudicam o rendimento da aprendizagem, na visão do professor de Química e também dos alunos. Em etapa seguinte, foi utilizado como tema gerador para motivar o estudo da Tabela Periódica, os metais pesados encontrados nas águas do estuário do rio Sergipe. Para isto, foi realizada uma trilha ambiental ao rio Sergipe, com coleta de amostras de água, em três pontos do rio, que foram posteriormente submetidas à análise de metais pesados, durante a trilha, com a colaboração de professores de outras disciplinas, e participação dos alunos, foram realizadas observações e discutidos temas de EDS. Na quarta etapa, os resultados das análises foram discutidos em relação à Tabela Periódica e em relação às problemáticas ambientais locais, finalizando com a aplicação de questionários com questões abertas e fechadas para avaliar o processo de aprendizagem utilizando o tema gerador.
Resultados e Conclusões finais ou parciais.
A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Sergipe (IFS) e contou com a participação de 05 professores de Química e 145 alunos de cinco turmas do 1º ano do Ensino Médio, do turno matutino. Professores e alunos participaram tanto da trilha junto ao Rio Sergipe, como das aulas teóricas. Com a investigação dos livros didáticos adotados no Ensino Médio do IFS, de como trabalham o processo de aprendizagem do conteúdo da tabela periódica, foram encontrados exemplos de aplicações no conteúdo, na ilustração dos elementos da tabela periódica disponível no livro “Química na Abordagem do Cotidiano – Química Geral e Inorgânica”, que foi o único livro com uma relação de exercícios para facilitar a compreensão do tema. Não foi encontrada outra metodologia diferenciada nos livros. A experimentação não é sugerida nos livros em estudo. Sobre a metodologia adotada pelos professores de Química para trabalhar o conteúdo, esses se utilizam de projeção da tabela no quadro, processo de repetição das propriedades, símbolos, grupos e períodos, uso do lúdico, recursos dinâmicos e jogos inteligentes com a construção da tabela. Tanto para professores como para alunos, o principal problema para o rendimento da aprendizagem do conteúdo “tabela periódica” é o fato de que se trata de um conteúdo complexo, de difícil contextualização para o aluno. A pesquisa identificou que, através da metodologia utilizando como tema gerador o estudo dos metais pesados encontrados nas águas do estuário do Rio Sergipe, é possível trabalhar o debate consciente como forma de promover mudanças de atitudes no que diz respeito às questões ambientais e a EDS, envolvendo o estudo da Tabela Periódica. A análise dos instrumentos de coleta de dados enfatizou a viabilidade da proposta metodológica de trabalhar o conteúdo Tabela Periódica com a utilização desses metais pesados como tema gerador na metodologia da aprendizagem do conteúdo, sendo a metodologia considerada, tanto pela totalidade dos professores (100%) como para maioria dos alunos (80%), como sendo facilitadora do processo de ensino e aprendizagem.