Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Marlise Geller

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


A Educação Inclusiva traz como direito constituído a matrícula de alunos com deficiência em classe regular, bem como o atendimento especializado, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado - AEE. Assim, considerando os alunos com deficiência no contexto do ensino regular, se constitui a seguinte questão de pesquisa “Como promover intervenções pedagógicas para a educação matemática e científica na perspectiva da educação inclusiva?”. Neste sentido, busca-se implementar intervenções pedagógicas e Tecnologias Assistivas - TA, tendo como participantes da pesquisa professores do AEE, alunos e professores que ensinam Ciências e Matemática nas classes inclusivas da Educação Básica. A pesquisa caracteriza-se por propor a parceria de grupos de estudos, em uma abordagem qualitativa, na qual os envolvidos atuam e cooperam na realização da pesquisa, o que se constitui, nas palavras de Fiorentini (2012, p. 74), em um “projeto investigativo cooperativo”. A pesquisa contempla a interação de três Laboratórios: LEI (Laboratório de Estudos de Inclusão – PPGECIM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Campus Canoas), LA (Laboratório de Acessibilidade, curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Guaíba) e o LSD (Laboratório de Sistemas Digitais, curso de Ciência da Computação – Campus Gravataí), com a finalidade de implementar (desenvolver, analisar e validar) TA, articulando teoria e prática para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos e matemáticos, com foco nas intervenções para o ensino de Ciências e Matemática, planejadas pelos pesquisadores em cooperação com os participantes da pesquisa, visando estratégias de atendimento aos alunos, dentro de suas reais possibilidades, que contemplem conceitos científicos e matemáticos. Os dados coletados são analisados por meio de: entrevistas, questionários, interação com as TA; observações no AEE e em sala de aula regular. Dentre os resultados obtidos até o momento, destacam-se: mapeamento da realidade da inclusão da região metropolitana de Porto Alegre/RS, com o intuito de conhecer TA utilizadas pelos professores; integração dos Laboratórios e implementação de TA para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. A TA está relacionada ao cotidiano das pessoas com deficiência, possibilitando autonomia em suas tarefas diárias, escolares e profissionais e principalmente contribuindo para uma inclusão social. Assim, cabe ressaltar que as tecnologias desenvolvidas estão sendo reestruturadas com base em melhorias e novas funcionalidades, a partir do Edital de Apoio a Projetos de Tecnologia Assistiva – CNPq/MCTIC/SECIS Nº 20/2016.


Palavras-chave


Educação Inclusiva; Educação Matemática; Ensino de Ciências; Tecnologias Assistivas.

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