Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DENTRO DO PROJETO DE EXTENSÃO RECURSOS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ODONTOLOGIA (RITO): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jéssica Florêncio Souza

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


A Iniciação Científica (IC) desempenha um papel fundamental na formação dos graduandos, tendo em vista que desperta e incentiva os alunos no interesse pela ciência. Sendo assim, ela insere os estudantes nos grupos de pesquisa da universidade proporcionando a aprendizagem multidisciplinar. A partir disso, o objetivo do relato de experiência foi expor as viabilidades de aprendizado do discente durante a realização das atividades executadas no RITO. Dessa forma, proporciona a interação e aplicação da teoria das aulas, ministradas por professores integrantes do projeto, sobre recursos e informações essenciais à área científica, na prática de desenvolvimento de projetos. Procura-se, a partir do relato de experiência, compartilhar saberes acerca da vivência no RITO. Esta vivência se dá a partir das atividade de estudos vinculada ao Grupo de Pesquisa, apoiado por professores de diferentes áreas possibilitando visões diferentes e uma bagagem multidisciplinar para ensino-aprendizagem do aluno. Além disso, as reuniões ocorrem periodicamente e a orientadora proporciona momentos de reflexão sobre o tema trabalhado e ajuda para resoluções de problemas encontrados na realização da tarefa proposta. Ainda, os alunos são estimulados a participarem de congressos, bem como apresentar seus trabalhos nesses. Assim, com a maior proximidade com o professor orientador e o constante estimulo o discente consegue aprender e desenvolver o seu gosto pela pesquisa cientifica. Em conclusão, percebe-se, desta forma, que o projeto de IC é importante para a qualificação dos acadêmicos, pois proporciona o contato, desde cedo, com o grupo de pesquisa, com projetos acadêmicos e aproximação com elementos de didática. Permitindo que as atividades sejam orientadas e incentivadas por pesquisadores, desenvolvendo o pensar científico, como planejamento, escrita e apresentação de resumos em eventos.


Palavras-chave


Extensão Universitária, pesquisa, formação universitária, aprendizagem

Texto completo: PÔSTER