Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Psicomotricidade Relacional em Crianças com TDAH
Silviane Bordin

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a influência da Psicomotricidade Relacional no desenvolvimento motor de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Método: Esta pesquisa trata-se de um estudo de casos de duas crianças do sexo masculino com diagnóstico de TDAH. Foram utilizados o questionário de Swanson, Nolan e Pelham-IV denominado (SNAP-IV), para avaliação dos sintomas e classificação do tipo de TDAH e a Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto (EDM), para avaliação motora. Foram realizadas 6 sessões, durante 6 semanas, com duração de 50 minutos cada, utilizando a psicomotricidade relacional como intervenção. Resultados: Através da SNAP- IV as crianças foram classificadas com TDAH do tipo “combinado”. Houve melhora nos dois casos na pontuação referentes a EDM, que avalia motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal. Conclusão: Foi possível observar que a intervenção da psicomotricidade relacional contribuiu com uma melhora no desenvolvimento motor das crianças.


Palavras-chave


Transtorno de déficit de atenção, psicomotricidade relacional, desenvolvimento motor.

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