Última alteração: 10-09-2017
Resumo
A educação é um dos pilares da sociedade, pois é através dela que se dá a transmissão do conhecimento. Quanto ao ensino de Química, muitos alunos apresentam dificuldades em relação ao atendimento dos objetivos devido ao fato da disciplina possuir um conteúdo complexo que, segundo Lima (2012), na maioria das vezes é abordado de forma abstrata e verbalista, na qual ocorre apenas uma mera transmissão de informações (quando ocorre), sendo, portanto, necessária uma procura por metodologias que sejam eficientes para dirimir as dificuldades comumente apresentadas pelos estudantes. Neste viés que surge o reforço escolar, que se concretiza principalmente por meio de aulas individuais, ou para pequenos grupos, com um professor (COSTA et al., 2007). O objetivo deste trabalho foi identificar os principais fatores a que estão relacionadas às dificuldades dos alunos em Química, e se os mesmos utilizam o reforço escolar como ferramenta auxiliar. A presente investigação foi realizada junto aos alunos do ensino médio de uma escola particular localizada na cidade de Viamão, Rio Grande do Sul, aos quais foram aplicados questionários. Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas, o software utilizado para esta análise foi o SPSS versão 22.0. Participaram da presente pesquisa 93 alunos, dentre estes 61,3% afirma ter dificuldades de aprendizagem em Química. Em relação aos fatores relacionados a estas dificuldades, 62,6% afirmaram que apresentam dificuldades devido a Química ser uma disciplina exata e 38,5% por devido a Química ser uma disciplina abstrata, tendo o restante associado as suas dificuldades a outros fatores. Em relação ao uso do reforço escolar, 32,3% dos alunos utilizam o mesmo como ferramenta auxiliar na aprendizagem da Química. Os resultados demonstram que a Química é uma disciplina onde a maioria dos estudantes apresenta dificuldades, sendo estas por diferentes fatores e que o reforço escolar é muito utilizado dentre os mesmos como ferramenta auxiliar de aprendizagem. Por este motivo, ressalta-se a importância de pesquisas sobre a utilização do reforço escolar, em função do mesmo ser um fenômeno que interfere no processo escolar.