Portal de Eventos da ULBRA., XVII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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A METODOLOGIA DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIA PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR A FIM DE ALFABETIZAR CIENTIFICAMENTE
Simara Rodrigues Gheno

Última alteração: 10-09-2017

Resumo


A articulação entre a abordagem CTS (ciências, tecnologia e sociedade) e a metodologia de projetos na educação proporciona o desenvolvimento da autonomia do estudante, contribuindo para que ele desenvolva saberes que o torne capaz de compreender o conhecimento científico e suas inter-relações com os demais âmbitos da sociedade. Diante destas premissas, o presente trabalho apresenta os resultados preliminares de um processo de pesquisa em andamento com estudantes do ensino médio em uma escola da Região Metropolitana de Porto Alegre. As atividades envolveram: exposição dialogada, aplicação de questionários e o desenvolvimento de projetos pelos estudantes articulando os saberes trabalhados na educação formal com os desafios laborais futuros a serem enfrentados pelos estudantes. Participaram noventa estudantes cujas atividades possibilitaram analisar a forma como avaliam sua preparação para a etapa subsequente da vida e seus planos em relação ao ensino técnico e superior. O conjunto de dados quantitativos e qualitativos foi analisado com base nos Métodos Mistos, envolvendo a Estatística Descritiva e Inferencial, integradas com a Análise de Conteúdo. Os alunos demonstraram valorizar, preponderantemente, as disciplinas que, segundo eles, pertencem à área na qual pretendem trabalhar. Alunos que almejam graduar-se em cursos pertencentes à área das exatas avaliaram a disciplina de matemática como mais relevante, já os que desejam atuar na área das artes consideraram as disciplinas na área de linguagem como mais importantes. Entre os que escolheram cursos na área das ciências da natureza houve grande similaridade entre as respostas quanto à relevância das disciplinas de química e física, embora a biologia tenha obtido um escore mais elevado, ao contrário das disciplinas na área de ciências humanas e artes. No entanto, sabe-se que atualmente é necessário mobilizar saberes de diferentes áreas para a construção e uma formação profissional sólida. O curso técnico foi visto como possibilidade de atuar na área profissional antes da conclusão do curso superior, e este, por sua vez, visto como fundamental para o ingresso no mercado de trabalho. Entende-se que a educação formal deve possibilitar ao aluno sua formação integral a fim de prepará-lo para sua vida futura.


Palavras-chave


Ensino de Ciências, CTS, Ensino Médio, Formação Profissional, Metodologia de Projetos.

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