Portal de Eventos da ULBRA., XVII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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O ENSINO DE QUÍMICA NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ABORDAGENS E PRÁTICAS EM ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS BRASILEIRAS
ÂNGELO QUOOS, Tania Renata Prochnow

Última alteração: 14-09-2017

Resumo


Os Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA) são instituições de ensino que possuem como principais objetivos a formação integral do estudante do campo e o desenvolvimento do meio onde estão inseridos. Para tanto, os CEFFA são guiados por uma Associação de familiares e apoiadores e utilizam um sistema de ensino próprio: a Pedagogia da Alternância. Neste sistema de ensino, o estudante alterna períodos de aprendizagem no espaço escolar com períodos de aprendizagem na propriedade rural da família. Assim, no meio familiar, o alternante desenvolve pesquisas cujos resultados serão discutidos na escola. A partir da reflexão sobre a sua realidade e da apresentação de outras visões sobre a mesma o jovem constrói conhecimentos que, posteriormente, serão aplicados no seu ambiente familiar-social-profissional. As Escolas Famílias Agrícolas (EFA) são exemplos de CEFFA que oferecem cursos técnicos em agricultura integrados ao Ensino Médio. Nestas escolas, as aulas precisam partir do cotidiano do estudante para introduzirem os conteúdos das ciências. A Química, por sua vez, é uma das ciências que pode contribuir muito para o desenvolvimento do meio rural, contudo, precisa ser trabalhada de forma contextualizada ao mesmo. Assim, pretende-se investigar como a Química está sendo abordada em EFA brasileiras, como um estudo exploratório-descritivo e, a partir do mesmo, realizar uma pesquisa-ação em uma EFA de modo a desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta didática de Química a partir dos princípios da Pedagogia da Alternância. Através do estudo exploratório-descritivo, acredita-se encontrar incoerências quanto à prática educativa nestas instituições e as recomendações teóricas, as quais podem ser resultado da falta de formação dos professores para trabalharem nesse sistema de ensino. Com a pesquisa-ação aplicada em uma EFA, espera-se desenvolver uma proposta didática adequada para este contexto. Dessa forma, acredita-se que as pesquisas sobre ensino de Química em CEFFA podem fornecer subsídios para a prática docente nessas instituições.


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