Portal de Eventos da ULBRA., XVII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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SITUAÇÕES DIDÁTICAS E SUSTENTABILIDADE: uma proposta de visão integradora na Formação de Professores
Maria Eloisa Farias, Suelen Bomfim Nobre, Natalia Aparecida Soares

Última alteração: 10-09-2017

Resumo


Com as crescentes transformações que vem sofrendo o mundo torna-se necessário modificar o ensino tradicional de Ciência/Biologia para um ensino mais holístico, contextualizado e voltado para uma geração fortemente influenciada pela mídia e que aprende de forma diferente. Conhecer significa compreender todas as dimensões da realidade, integrando, dentro de uma visão da totalidade, os vários níveis de conhecimento e de expressão, sendo que os educadores necessitam estar atentos a isso. Com a estratégia de ensino utilizada pretendeu-se instigar os docentes a investir no processo de participação e integração onde possam desenvolver o pensamento complexo, que os estimulem a pensar e buscar a solução de conflitos ambientais, exercitando-os para argumentar e defender suas ideias sobre sustentabilidade, adotando uma visão integradora. Participaram da pesquisa 12 docentes de escolas públicas pertencentes à grande Porto Alegre-RS. O trabalho caracteriza-se por integrar um projeto maior envolvendo abordagem qualitativa sob a forma de estudo de caso que se desenvolveu em quatro momentos: 1º momento: Realizar uma roda de conversa com os docentes para a apresentação do tema. Introduziu-se a temática Sustentabilidade com uma discussão com os participantes sobre os problemas ambientais da atualidade, usando como recurso imagens representativas de aquecimento global, enchentes, rios poluídos, trânsito, resíduos domésticos, resíduos na comunidade e resíduos na escola. Mostrou-se diferentes imagens e questionou-se: o que representa esta imagem? Que local é este? Por que será que estes fenômenos estão acontecendo no ambiente? Como as pessoas podem interferir no ambiente? 2º momento: Explicou-se o tema para o grupo e foi entregue uma folha ao docente, para que escrevesse o que é sustentabilidade. Depois de pronto eles trocaram os escritos e cada participante leu o que o colega escreveu. 3º momento: solicitou-se que planejassem uma atividade educativa envolvendo Sustentabilidade identificando a Biologia integradora. 4º momento: reflexão e socialização. Com o estudo foi possível perceber o quanto ainda é escassa a abordagem do tema Sustentabilidade na educação formal, principalmente na formação de professores, cujos profissionais ainda estão formando paradigmas para sua práxis docente. No grupo, foi evidenciado que a educação deve estimular o aluno a aprender a aprender para desenvolver todas as suas potencialidades. Como reflexão do grupo ficou que o educador deve abrir-se a esta nova visão, superando as dificuldades trazidas pela educação tradicionalista, abrindo-se à necessidade de atualizar-se no uso das novas práticas pedagógicas em suas aulas. Registrou-se ainda que apenas o uso de técnicas motivadoras de aprendizagem não garante um ensino inovador, é preciso também repensar, os ambientes de aprendizagem, as concepções teóricas, como também despertar nos docentes a necessidade de reverem sua postura e de se reeducarem para a necessidade do conhecimento integrado.


Palavras-chave


Desenvolvimento Sustentável. Formação Docente. Pensamento Complexo. Situações Didáticas.

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