Tamanho da fonte:
ANÁLISE SISTEMÁTICA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÓGICA EM ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO
Última alteração: 10-09-2017
Resumo
O ensino de lógica na educação básica ainda é incipiente no Brasil. Trabalhos publicados nesta área descrevem relatos de ações individuais, realizadas por alunos de graduação e/ou pesquisadores em escolas públicas e privadas do país. Estas ações são, na sua maioria, cursos de extensão e/ou oficinas de curta duração, que contam com a participação de pequenos grupos de alunos. Além destas experiências, através de uma análise preliminar das publicações na área, é possível observar que tanto a comunidade acadêmica, quanto sociedades de classe da computação, propõem a inclusão de conteúdos de ciência da computação na educação básica. O objetivo é fortalecer as áreas de ciência e tecnologia, que permeiam atividades econômicas e produtivas de praticamente todas as outras áreas do conhecimento. Com isto, espera-se desde desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e aprimorar sua capacidade para a resolução de problemas, independente da área que venham a atuar no futuro; aumentar o interesse dos alunos por cursos de graduação ligados às áreas de ciência e tecnologia; diminuir a evasão de alunos de cursos nas áreas de ciência e tecnologia. Diante do exposto, o objetivo deste projeto é identificar programas institucionais e/ou iniciativas individuais que contemplem conteúdos da ciência da computação na educação básica. A proposta metodológica baseia-se em uma revisão sistemática da literatura acerca de programas institucionais e/ou iniciativas individuais, com vistas a estudar as metodologias por estes empregadas, incluindo uma avaliação das tecnologias utilizadas, além de analisar os resultados obtidos, destacando questões pertinentes ao desenvolvimento cognitivo dos alunos envolvidos. Foram analisados artigos publicados nos últimos dez anos sobre o ensino e a aprendizagem de lógica em anais de eventos e periódicos, todos de grande relevância para a área. A pesquisa foi realizada através de uma busca manual, em duas etapas: pré-seleção dos artigos através dos títulos, resumos e palavras-chave; análise dos artigos selecionados, considerando como critério de inclusão artigos completos que abordam programas institucionais e/ou iniciativas individuais que contemplem o ensino e a aprendizagem de lógica e/ou programação de computadores. Estudos semelhantes apresentando a evolução de uma mesma pesquisa foram desconsiderados para evitar duplicações. Foram definidas como questões de análise: quais são as instituições de pesquisa envolvidas na área e como elas estão distribuídas no país? Quais são os níveis de escolaridade para os quais as pesquisas na área estão sendo aplicadas? Que tipo de artefatos são propostos nas pesquisas realizadas na área? Os resultados demonstram que houve um aumento de iniciativas na área, que a maioria das pesquisas está sendo realizada por pesquisadores das regiões sul e sudeste do Brasil, que as pesquisas focam principalmente na educação superior e que grande parte delas apresenta novas ferramentas de software.
Palavras-chave
lógica, ciência da computação, educação básica
Texto completo:
PÔSTER