Última alteração: 12-09-2017
Resumo
O conceito de competência é cada vez mais relevante no mundo do trabalho nos últimos anos (Le Bofert, 2003). O referido autor define que a competência é uma junção de conhecimentos, habilidades e atitudes. Pode-se dizer que as competências técnicas, contudo, não são unicamente suficientes para um bom desenvolvimento profissional, sua efetiva concretização se baseia em outras competências, mais generalistas vinculadas ao mundo do labor, essas são as competências chamadas de transversais, também podem ser citadas por outros autores como competência-chave, genéricas ou transferíveis de um contexto ao outro (Cabral-Cardoso, Estevão, & Silva, 2006). Na busca continua pelo desenvolvimento de capacidades, o Instituto Fulbra Estágios, agente de integração da Fundação, aproxima empresas e estudantes, visando à inserção do aluno no mercado de trabalho através do estágio não obrigatório de acordo com a Lei nº11.788, de 25/09/2008 (Brasil, 2008). O presente trabalho, de natureza quantitativa, tem como objetivo identificar as principais competências transversais dos estagiários sob a ótica do supervisor. Para fins deste estudo, uma versão resumida da Escala de Identificação de Competências Transversais de Trabalho foi elaborada, com trinta e um itens, a serem respondidos numa escala Likert de três pontos: pouco, moderadamente ou bem desenvolvida, sendo que a versão original deste instrumento possui oitenta e um itens, que avaliam sete construtos: organização e responsabilidade; raciocínio numérico; criatividade e resolução de problemas; relacionamento interpessoal; comunicação escrita; comunicação oral e trabalho em equipe (Silva, 2009), e um questionário sociodemográfico, para caracterização do perfil do supervisor. A coleta de dados foi realizada através da plataforma do Google® Form, sendo os instrumentos enviados para cento e setenta e seis supervisores, destes dezesseis responderam. Referente ao grupo de supervisores, 74%(n=12) são mulheres, todos possuíam nível de escolaridade superior e já supervisionavam no mínimo há um ano e no máximo há seis anos os estagiários. Em relação, às competências transversais os supervisores identificaram os pontos fortes e frágeis, de acordo com o grupo de estagiários que monitoravam. Como resultado as dimensões de destaque foram relacionamento interpessoal e trabalho em equipe e nos pontos fracos a questão da criatividade e resolução de problemas. A par das limitações descritas no estudo, se faz necessário promover oficinas de capacitação e desenvolvimento com o intuito de proporcionar ao mercado de trabalho um estagiário mais qualificado e preparado.