Última alteração: 16-08-2018
Resumo
Atualmente vivemos numa sociedade na qual existem inquietações referentes às questões financeiras, por exemplo, o crescimento da inadimplência que resulta no endividamento das famílias brasileiras, devido a inúmeros fatores, como: os altos juros dos cartões de crédito, o consumo em excesso, o parcelamento e reparcelamento de dívidas, entre outros. Nesse sentido, para que o Ensino da Matemática contemple as questões relacionadas à vida em sociedade, entende-se que um dos temas a ser abordado no Currículo dessa disciplina é o tema Educação Financeira, de forma a dar subsídios aos estudantes para que possam analisar informações originadas de diferentes fontes, utilizando-se de conhecimentos matemáticos para construir uma opinião que lhes possibilitem expressarem-se criticamente frente aos assuntos financeiros. Para tratar questões relacionadas à Educação Financeira, entende-se que as pesquisas de Skovsmose (2006), sobre Educação Matemática Crítica, podem contribuir para que o Currículo contemple aspectos relacionados à formação de um cidadão crítico, se o mesmo for aberto e flexível, com a participação efetiva dos estudantes. Ainda, considera-se que estudar a temática Educação Financeira aliada às tecnologias, utilizando uma abordagem qualitativa, possibilitará a construção de um rol de atividades didáticas que podem viabilizar o desenvolvimento do conhecimento matemático relacionado à temática em estudo, auxiliando na formação integral do estudante. Dessa forma, o projeto “Educação Financeira na Escola”, oportunizou o desenvolvimento de pesquisas para elaboração de atividades didáticas com o tema em estudo. Tais atividades permitiram a construção e elaboração de duas oficinas. As oficinas foram realizadas no 7º Congreso Uruguayo de Educación Matemática ( VEIGA, DIAS, OLGIN, 2017) e na VI Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana (DIAS, VEIGA, OLGIN, 2017), apresentando um conjunto de atividades didáticas utilizando o software Jclic, como um recurso para desenvolver a temática em estudo relacionada aos conteúdos matemáticos. As oficinas realizadas tiveram duração de 2 horas cada, sendo desenvolvidas em três etapas. A primeira foi reflexão e discussão do tema Educação Financeira na Escola. A segunda foi o desenvolvimento de atividades didáticas com a utilização do software Jclic. A última etapa foi à avaliação das atividades propostas pelos participantes. A realização das oficinas oportunizou aos professores de Matemática participantes a refletir sobre a importância de trabalhar essa temática ao longo do Currículo de Matemática da Educação Básica, como uma forma de subsidiar os alunos na tomada de decisões financeiras, além de trazer o questionamento de como está sendo trabalhado esse tema em Livros Didáticos, os quais segundo os participantes não trazem aspectos da realidade envolvendo esse assunto. Ainda, as atividades mostraram-se com potencial para o trabalho com a temática no Ensino Básico.