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IMPACTO DO TRAUMATISMO ALVÉOLO-DENTÁRIO NA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE BUCAL EM PRÉ-ESCOLARES: REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE
Fabiana Vargas-Ferreira, Igor Fonseca dos Santos, Tássia Silvana Borges, Carlos Alberto Feldens

Última alteração: 17-09-2017

Resumo


Introdução: Traumatismos alvéolo-dentários (TAD) são altamente prevalentes na infância, apresentando potencial de provocar dor, perda de função e problemas estéticos, o que pode determinar consequências físicas, emocionais e sociais para as crianças e suas famílias. Entretanto, os estudos que exploram o efeito de TAD na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) em pré-escolares são escassos, permanecendo ainda incerteza em relação a esta pergunta. Objetivo: O objetivo desta Revisão Sistemática (RS) e Metanálise (MA) foi investigar o impacto de TAD na QVRSB de pré-escolares e suas famílias. Material e Métodos: A RS foi registrada no PROSPERO (42015032513). A busca e avaliação dos artigos foi realizada por dois revisores a partir das bases de dados PubMed, ISI Web of Science, Scopus, Science Direct, EMBASE e Google scholar. Foram utilizadas as palavras chaves: [dental injuries OR dental trauma OR traumatic dental injury OR traumatic dental OR tooth injuries OR tooth fractures] AND [quality of life] AND [preschool OR child) OR children]. Os critérios de elegibilidade foram TDI como a variável de exposição, QVRSB como desfecho e amostra que incluísse crianças de até seis anos de idade. Artigos de revisão narrativa, relatos de casos, estudos envolvendo a dentição permanente, estudos que não descreveram o método utilizado para classificação dos TAD, estudos que não aplicaram questionário validado para mensuração do desfecho ou estudos abordando grupos específicos foram excluídos. Não houve restrições sobre língua ou data de publicação. Utilizou-se o programa RevMan para estimar o impacto de TAD (presença/ausência) na QVRSB. O desfecho foi avaliado em relação aos escores gerais, impacto na criança (domínios sintomas orais, função, aspectos psicológicos e interação social) e impacto na família (domínios estresse e função). As medidas de efeito (Razão de Chances) e seus respectivos Intervalos de Confiança (95%) foram obtidas. Análise de sub-grupo também foi realizada, levando-se em conta os diferentes delineamentos. Resultados: De 2.013 artigos inicialmente captados, 1993 foram excluídos com base do título e resumo. Após a leitura dos textos completos, permaneceram 10 artigos na RS envolvendo 7,461 pré-escolares. A maioria dos estudos teve delineamento transversal (8), sendo os demais estudos caso-controle.  Na metanálise, foram incluídos 8 artigos para avaliação do impacto nos escores gerais de QVRSB. Os resultados demonstraram impacto negativo de TAD nos escores gerais de QVRSB (OR:1,24; IC95% 1,08-1,43)  e nos escores da criança (OR:1,22; IC95% 1,07-1,41), mas não nos escores da família. Conclusões finais: TAD impacta negativamente a QVRSB de pré-escolares. Estes achados indicam a necessidade de estratégias de prevenção e tratamento deste agravo na infância.


Palavras-chave


Traumatismo alvéolo-dentário; Revisão Sistemática; pré-escolares

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