Última alteração: 02-09-2016
Resumo
A importância do uso de ferramentas computacionais no processo de ensino-aprendizagem vem sendo destacada cada vez por diferentes autores, que consideram aspectos como a abordagem pedagógica para a faixa etária a qual se destina, conteúdos a serem explorados, grau de interatividade e facilidade de uso. O objetivo da utilização do computador na escola não pode ser centrado no que o aluno desenvolve, mas na filosofia da utilização do computador e como ele facilita a assimilação de conceitos que permeiam as diversas atividades. Ferramentas computacionais podem ser utilizadas também para auxiliar o processo de letramento dos alunos. A capacidade de compreender é considerada fundamental para que o aluno desenvolva diferentes níveis de aprendizado, como por exemplo, analisar, sintetizar e/ou avaliar um texto. A utilização de ferramentas computacionais em atividades de ensino, especialmente no processo de compreensão de leitura/escrita, pode servir de apoio às disciplinas e aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Quando os alunos trabalham em pequenos grupos, trocam ideias, debatem e negociam com outros elementos do grupo, aumenta o seu interesse sobre o assunto estudado. Com base em uma perspectiva sócio-interacionista, este trabalho propõe a investigação do processo colaborativo na criação de objetos de aprendizado. Estes objetos serão criados com o objetivo de apoiar o processo de compreensão de leitura/escrita. O projeto tem como objetivos específicos: a) investigar as formas de colaboração e como elas podem ser aplicadas na criação de objetos reais de aprendizagem; b) acompanhar uma turma de alunos no processo de criação de objetos de aprendizagem, com posterior avaliação dos resultados. O projeto tem como foco o desenvolvimento humano e tecnológico com fins fundamentalmente educacionais. Entende-se nesta perspectiva que novas formas para interação e colaboração estão sendo introduzidas entre grupos de alunos. Através da integração de alunos será possível a apresentação de diferentes tecnologias e de diferentes problemas relacionados ao letramento, fazendo com que da colaboração entre estes alunos surjam novos objetos de aprendizagem que possam ser posteriormente utilizados para auxiliar em problemas de leitura/escrita. As metas definidas inicialmente já foram parcialmente alcançadas. Um primeiro experimento já foi realizado entre Março a Junho/2016. Neste período foram realizadas 8 oficinas com alunos dos cursos de Ciência da Computação, Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Software. No primeiro encontro foram apresentados os conceitos principais aos alunos voluntários e no segundo encontro os alunos formaram os grupos. Neste experimento foram formados 5 grupos (com 4 alunos cada). Dos 5 trabalhos, 4 foram avaliados positivamente pelos professores da educação e 1 trabalho não foi considerado porque fugiu do foco de letramente solicitado incialmente aos grupos.