Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
EXPECTATIVAS, DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA ULBRA EM FORMAÇÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Graziela Macuglia Oyarzabal, Marlene Teresinha Fernandes

Última alteração: 12-09-2016

Resumo


A presente pesquisa consiste na reflexão a respeito da identidade, ressignificação e formação do aluno do curso de Pedagogia a partir das questões legais de reestruturação dos cursos de formação de professores, da eminente escassez de professores, da diminuição da procura pelos cursos de licenciaturas e da profissão docente, entre outros fatores que caracterizam o atual cenário educacional brasileiro. A pesquisa prevê como objetivo geral identificar, descrever, analisar e compreender as expectativas, os desafios e as experiências vivenciadas pelos alunos do curso de Pedagogia ao longo da sua formação na perspectiva do aperfeiçoamento dos componentes curriculares e da adequação dos pressupostos teóricos e metodológicas imprescindíveis para a atuação docente. Discute-se também a prática desses profissionais nos ambientes formais e não formais de ensino, o papel desempenhado na formação de cidadãos e a inserção no mercado de trabalho a partir da formação recebida na ULBRA. Casuística e métodos: O estudo caracteriza-se do tipo longitudinal de natureza qualitativa. Os sujeitos integrantes da pesquisa serão todos os alunos ingressantes e concluintes que assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido, assim como os egressos que colaborarem com a pesquisa na fase III. A coleta de dados será realizada através da aplicação de instrumentos de investigação, questionários e entrevistas semiestruturadas, a partir de três estágios de formação do aluno, a saber: fase I – alunos ingressantes; fase II – alunos em final de curso; fase III – alunos egressos. Para a análise de dados será utilizado o software de estatística SPSS 22.0, com a posterior análise discursiva, de linha francesa, seguindo a perspectiva teórico-metodológica de Michel Pêcheux. No primeiro semestre de 2016, iniciou-se a revisão de literatura e, no segundo, a aplicação do instrumento de coleta de informações – questionário – com o grupo de alunos da fase I (ingressantes).

Palavras-chave


Pedagogia; Docência; Formação; Análise discursiva.

Texto completo: PÔSTER