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CONTEXTUALIZANDO A QUÍMICA DO TABACO NO COTIDIANO DE ESTUDANTES: IMPORTÂNCIA, RISCOS E PRECAUÇÕES.
Última alteração: 01-09-2016
Resumo
Os métodos tradicionais de ensino são alvo de críticas frequentes, devido ao formato expositivo e onde o aluno é o agente passivo da construção do conhecimento. A estrutura do ensino, por vezes dificulta as relações de conceitos fundamentais com conhecimentos prévios dos estudantes. Percebe-se que quando trata-se do ensino de química, a realidade na maioria dos educandários é caracterizado pela memorização de conceitos fora do contexto dos estudantes. Esta descontextualização dificulta o aprendizado, pois a conexão da química com o dia-a-dia e outras disciplinas é inexistente. Guimarães (2009) ao citar David Ausbel salienta que a aprendizagem só é significativa quando a informação nova é relacionada à aspectos já existentes da estrutura cognitiva e relevantes. Neste trabalho, buscando priorizar o contexto dos estudantes do ensino médio, em atividade voltadas ao Ensino de Química para uma aprendizagem significativa e relevante, trabalhou-se aulas com temáticas voltadas a realidade dos educandos, utilizando o ”Tabaco” como terma gerador. A execução da proposta se deu em uma escola estadual de ensino médio, do município de Sinimbu/RS, o qual possui como principal fonte econômica a produção e venda do tabaco. Buscou-se relacionar a temática ao longo das aulas de Química e frisou-se a atividade em conteúdos específicos, sendo: na 1ª série do ensino médio Tabela Periódica e Reações químicas; na 2ª série trabalhou-se o conteúdo Cinética Química; e na 3ª série do Ensino Médio o conteúdo Funções Orgânicas. Diretamente envolvido com o tabaco está a aplicação de agroquímicos, em uma das atividades desenvolvidas com os estudantes, questionou-se a relação dos agroquímicos com a química da sala de aula. As respostas dos estudantes, na maioria, associou-se aos elementos químicos da tabela periódica, como observa-se na resposta de um dos estudantes: “Os agroquímicos, são relacionados com os elementos químicos da tabela, pois para fazer uma dessas substâncias precisa-se saber o seu conteúdo. Para se obter cada substancia química precisa do químico.” Outros relacionam com concentrações químicas e preocupação com o ambiente: “Relacionar exatamente não sei, mas deve ter uma certa quantidade de cada componente químico para que a reação saia como esperado e não dê errado e prejudique a agricultura.” O trabalho está em fase final, na etapa de análise dos questionários e instrumentos de pesquisa aplicados, mas como Chassot (2004) salienta, o ensino de Química deve oferecer consciência de cidadania, independência de pensamento e capacidade crítica. Com isso, já podemos concluir que o trabalho possui resultados iniciais satisfatórios. Metodologias diferenciadas e contextualizadas com a realidade local são aplicadas e apresentam resultados positivos, como alunos mais interessados nas aulas, preocupados com a sua realidade e por consequência rendimento escolar melhorado.
Palavras-chave
Ensino Contextualizado. Tabaco. Aprendizagem significativa.
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