Última alteração: 01-09-2016
Resumo
O projeto em sua IV fase teve como objetivos investir na proposta de Formação de Professores; analisar as situações didáticas vivenciadas em cursos de formação docente, para promover práticas educativas sustentáveis, percebendo os pontos a serem melhorados e aperfeiçoados, identificando potencialidades e fatores limitantes, para que este instrumento metodológico pudesse ser explorado e aprimorado pelos participantes em suas práxis pedagógicas. Procura se investir na formação/participação de um professor pesquisador, capaz de realizar a interlocução entre teoria e prática para a estruturação de trabalhos que fomentem a abordagem de conceitos científicos. Neste ano foi desenvolvido como parte das Situações Didáticas o desenvolvimento de um jogo digital no apoio ao ensino da Biologia Evolutiva. Entre os temas da área das Ciências Biológicas, a Evolução dos seres vivos assume um papel de destaque, pois dá sentido e articula os fatos das diversas subáreas do conhecimento biológico, fornecendo base conceitual para a compreensão de fenômenos relacionados à vida. A abordagem deste enfoque ainda encontra obstáculos didáticos e epistemológicos. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo analisar as potencialidades do jogo digital Paleo Game para o ensino de Biologia Evolutiva na Educação Básica, sob a perspectiva de um grupo de professores, atuantes no ensino público do RS. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de cunho exploratório, contemplando a análise de conteúdo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado. O público alvo foi composto por onze professores, de distintas áreas do conhecimento. Os resultados evidenciaram que o jogo se mostrou uma potencial estratégia de ensino, o qual perpassa os conteúdos relacionados à Geografia, História e Ciências Naturais; além disso, constatou-se que a atividade lúdica permitiu entendimento de questões relacionadas às Teorias Evolucionistas. Dentre o grupo docente (77%) utilizariam o jogo com seus alunos, pois identificaram que as regras são claras e que o design gráfico é instigador e atraente.