Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO DO CONHECIMENTO E A INSTRUÇÃO MATEMÁTICA (EOS).
Carmen Teresa Kaiber, Valmir Ninow Ninow

Última alteração: 01-09-2016

Resumo


Buscando apontar caminhos que possam qualificar os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, encontra-se no Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática (EOS), um aporte teórico que, por lançar um olhar para a Matemática, seu ensino e aprendizagem, considerando diferentes perspectivas, pode se constituir em referencial para que se possa atingir tal meta. Nesse contexto, está em desenvolvimento uma pesquisa que tem por objetivo investigar a viabilidade de estruturação/organização de um projeto educativo para a Matemática, no Ensino Médio, na perspectiva desse Enfoque com foco no estudo de Funções. Apresentam-se, aqui, resultados de uma análise do conceito de Função, apresentado em um livro didático do 1º ano do Ensino Médio, sob a perspectiva do EOS, realizada no âmbito da pesquisa.

Texto completo: PÔSTER