Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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MEDIÇÃO DE FORÇA EM PROTÓTIPO AUTOMOTIVO
Engenheiro Souza Rolim, Dr. Carlos Gertz, Dr. Cervieri Cervieri, Mestre Flavio Aires, Engenheiro Silva Theis

Última alteração: 01-09-2016

Resumo


Introdução O uniball é um tipo de conexão comumente encontrada num sistema de suspensão de protótipos automotivos de competição devido a facilidade de construção das balanças, e também por permitir que sejam feitas regulagens de geometria. Para projetar componentes da suspensão de um protótipo é conveniente conhecer os carregamentos provenientes das forças geradas pelo contato do pneu com o solo. Objetivos Medir a força aplicada na junta articulada que faz a conexão entre o montante da roda traseira e braço inferior de um protótipo automotivo de competição em tempo real. Material O sistema de aquisição utilizado para realizar as medições é composto por um computador portátil com Labview, baterias de 9V, datalogger e uma placa de amplificação de sinais. O datalogger utilizado foi o NI USB-6008 da National Instruments de 12 bits e 10 kS/s de velocidade de aquisição de dados. Placa de amplificação tensão de entrada (50μV) e com ganhos de sinal de até 1000 vezes. A placa, com dois canais e 4 capacitores de poliéster de 0,1 μF para filtragem de ruídos foi ajustada para um ganho de 230 vezes o sinal de entrada e equipada com um potenciômetro para ajuste da sensibilidade das Pontes de Wheatstone em cada canal. Conclusão. A análise numérica mostrou-se essensial para selecionar a posição adequada de fixação dos sensores extensométricos resistivos. O sistema desenvolvido para determinar a força aplicada no uniball mostrou-se eficaz para realizar tal tarefa. A maior força aplicada no uniball foi de 10400 N. Em ensaio de tração aplicado no uniball verificou-se que a carga de ruptura foi superior a 81.000 N, aproximadamente 8 vezes maior que o máximo carregamento em pista. Os maiores carregamentos no uniball foram gerados durante as saídas de curvas, pois, nesta condição as forças centrípetas e as forças alinhadas com a rodas, geradas pelo sistema de transmissão, são elevadas. Nas entradas de curva os carregamentos são relativamente menores, já que as forças geradas em frenagem são menores que as geradas em aceleração. Quanto maior a velocidade do protótipo em retas menor a força aplicada. Isto ocorre porque a potência é uma relação entre força e velocidade.

Palavras-chave


Uniball, Strain gage, Medição de Força

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