Última alteração: 01-09-2016
Resumo
A Educação Inclusiva evidencia às escolas brasileiras a necessidade de (re)pensar suas ações e isso se reflete diretamente nos cursos de Pós-Graduação. A partir do Projeto “Estratégias de ensino e de aprendizagem com alunos de inclusão na educação básica: intervenções pedagógicas na área de matemática”, surge o LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão, como parte do PPGECIM - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Matemática da ULBRA, constituindo-se em um espaço para promover pesquisas que visem investigar processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências e Matemática, envolvendo professores que ensinam Matemática na Educação Básica e no Atendimento Educacional Especializado, além de alunos de inclusão nos diversos níveis de ensino. O projeto tem como ações: conhecer as ações de ensino para alunos de inclusão; aplicar instrumentos de pesquisa junto a professores do AEE, professores da sala de aula regular e alunos de inclusão da Educação Básica na área de Matemática; acompanhar a metodologia e os processos de ensino de Matemática empregados com os alunos de inclusão participantes do Projeto; planejar e realizar intervenções pedagógicas para abordar conceitos matemáticos. Ao longo da execução da pesquisa, ressalta-se a consolidação de um grupo de estudos, estabelecendo relações entre as pesquisas de alunos do PPGECIM e as diferentes realidades das escolas participantes da pesquisa. Destaca-se nesta fase de consolidação, o desenvolvimento de quatro teses de doutorado inseridas no Projeto contemplando a educação matemática de alunos surdos, com deficiência visual, com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e com Síndrome de Jacobsen. Confirma-se a importância de aprender matemática e relacionar seus conceitos às atividades do dia a dia no mundo contemporâneo, em especial quando se contempla o cenário das escolas inclusivas. Destacam-se também indícios de que o processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos de matemática da Educação Básica pode se concretizar com o acompanhamento de alunos de inclusão e a práxis docente comprometida com a inclusão.