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UTILIZANDO O AMBIENTE DO ENTORNO ESCOLAR PARA INTEGRAR O CONTEÚDO DE CIÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Última alteração: 01-09-2016
Resumo
As ações humanas sobre o meio ambiente são causa crescente de preocupações em função dos impactos ambientais que nos afastam cada vez mais da sustentabilidade ambiental. Em 2016 adiantamos novamente o Dia da Sobrecarga Planetária (Overshoot Day), que ocorreu no dia 13 de agosto deste ano. Isto significa que, a partir desta data, o planeta não consegue mais atender a demanda por recursos naturais e a assimilação de resíduos gerados no presente ano. Na sociedade atual, começamos a estar cada vez mais conscientes da necessidade de construir um futuro sustentável onde a educação desempenha um papel fundamental. A educação para a sustentabilidade implica numa nova orientação para a prática letiva, enfatizando situações de aprendizagem ativas, experienciais, colaborativas e dirigidas para a resolução de problemas a nível local, regional e global. Isto implica um novo modo de trabalhar o ensino e a aprendizagem o que, certamente, influenciará a formação de professores. Com esta perspectiva, este projeto objetiva trabalhar o conteúdo de Ciências, de modo a integrá-lo aos discursos e práticas para promover a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável aplicada ao nível local (comunidade escolar e seu entorno) sem descartar a abrangência regional e global. Durante o ano de 2015 e no ano atual, foram desenvolvidos projetos envolvendo o ensino formal, em especial o ensino de Química, utilizando o ambiente do entorno e as atividades da região como temas motivadores para o processo de ensino/aprendizagem da disciplina, para o desenvolvimento da percepção ambiental e a formação de atitudes mais sustentáveis. Um dos subprojetos trabalhou com o tema água, na disciplina de Química do Ensino Médio, tendo alcançado plenamente estes objetivos; o outro subprojeto, ainda em fase de desenvolvimento, está desenvolvendo os conteúdos desta disciplina utilizando como tema gerador a cultura do tabaco e seus impactos socioambientais, em região onde esta cultura caracteriza a economia da região.
Palavras-chave
Ensino de Química. Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Desenvolvimento Sustentável
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