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Aspectos Didáticos e Metodológicos do Método João de Deus de Ensino de uma Escola em Portugal
Última alteração: 28-09-2016
Resumo
João de Deus, poeta e pedagogo português, estudou na Universidade de Coimbra e foi um grande defensor dos problemas sociais e da popularização da instrução. Descontente com o método tradicional de alfabetização das escolas publicou em 1876 a Cartilha Maternal. A proposta de João de Deus para o novo método de alfabetização é ensinar a criança a ler da mesma forma que se ensina a falar, ou seja, aproximar ao máximo o ensino da leitura da forma maternal e natural em que a mãe ensina o filho a falar. Esta proposta foi tão popularizada que acabou recebendo o nome de Método João de Deus de Ensino. O presente trabalho tem por objetivo levantar aspectos didáticos e metodológicos a respeito da iniciação a leitura com a Cartilha Maternal em um relato de observação realizado num jardim-escola português que segue o método João de Deus de Ensino. A cartilha é apresentada como um grande livro na sala de aula e as lições são ministradas pela professora para pequenos grupos de alunos. Uma série de atividades são propostas de forma a fixar os conhecimentos aprendidos, tais como desenhar e pintar as letras com diferentes tipos de materiais, montar quebra-cabeças e caça palavras. A responsabilidade do professor é ajudar o aluno a conhecer o mundo, formar suas compreensões sobre si e sobre os aspectos sociais, bem como ajudar a expressarem-se e interagirem com outras pessoas, preocupando-se principalmente com o ritmo de aprendizagem individual dos alunos. Ao longo do semestre letivo foram observadas seis atividades com crianças de 3 a 5 anos: acolhimento, iniciação a leitura, introdução à matemática, atividades recreativas, alimentação e descanso. A observação foi realizada no Jardim Escola João de Deus em Coimbra, Portugal, no âmbito da disciplina Unidade de Observação e Intervenção da Universidade de Coimbra durante a participação do Programa de Licenciaturas Internacionais da CAPES (2010-2012). A escola é bastante tradicional, atualmente com 106 anos. Sempre atuou na formação de crianças da pré-escola até o primeiro ciclo, ou seja, crianças de 3 a 9 anos. O primeiro jardim escola João de Deus foi fundado em 1882 e atualmente há 40 jardins-escolas que seguem o Método João de Deus em Portugal. Além do destaque ao método utilizado pela escola, sua estrutura física é excelente, proporcionando um ambiente ótimo para o desenvolvimento e acolhimento das crianças. As vivências do cotidiano e as observações são fundamentais para o processo de formação de professores, articulando a teoria e a prática ao longo da vida acadêmica. Este convívio faz perceber a pertinência de entender a educação desde os primeiros ciclos para o desenvolvimento das potencialidades humanas, fornecendo uma reflexão da realidade educativa de forma crítica e fundamentada.
Palavras-chave
João de Deus; jardim escola; alfabetização; pedagogia
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