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Indígenas e Quilombolas num Traçado Educacional Desafiador de Investigação Cultural
Última alteração: 06-09-2016
Resumo
O Curso de Pedagogia da ULBRA tem como preocupação constante a busca por propostas inovadoras e significativas para seus alunos. A proposta de investigação, envolvendo a cultura indígena e quilombolas, propõe olhares educativos em seus diferentes ambientes e populações, para obter informações dessas culturas peculiares. Busca também favorecer experiências e práticas profissionais, qualificadoras de contextos sociais, ampliando a atuação do pedagogo no mercado de trabalho. Metodologicamente o projeto tem perspectiva qualitativa com interfaces quantitativas, explorando a percepção do aluno frente às suas vivências e proposições de ação educativa, em respeito às culturas investigadas. Com os resultados apurados na pesquisa, procurar-se-á qualificar o processo de ensino e aprendizagem, difundir as diferenças culturais e o fazer pedagógico, tornando-o mais apropriado para os egressos e/ ou estagiários em atuação. Assim, o curso de Pedagogia alinha-se à Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015/CNE/MEC que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. O projeto objetiva conhecer a importância e o espaço potencial em educação que representa a cultura em comunidades indígenas e quilombolas, bem como investigar se o Curso proporciona a formação docente adequada para atuação em comunidades indígenas/quilombolas. A metodologia consiste em estudo exploratório descritivo desenvolvido nas dimensões qualitativa e quantitativa das realidades locais. A amostra está representada por alunos matriculados no curso de Pedagogia em 2016. Todos os Polos e unidades pertencentes à ULBRA. Adotou-se os seguintes procedimentos: Etapa I: Levantamento do número de acadêmicos indígenas e/ou quilombolas pertencentes aos Polos e/ou unidades ULBRA. Etapa II: Aplicação de questionário aos acadêmicos pertencentes ao grupo da Etapa I Aplicação dos instrumentos via ferramenta Google docs. Etapa III: Análise dos dados: Os dados serão confrontados com os objetivos à luz do referencial teórico utilizado na pesquisa, garantindo rigor científico à investigação. As conclusões parciais apontam que a formação de Pedagogos para atuação em comunidades indígenas e/ou quilombolas emerge, prioritariamente, a compreensão da metadiversidade cultural dessas comunidades. Assim, na formação de Pedagogos há de se considerar o desenvolvimento de uma postura investigativa que leve em conta as seguintes dimensões culturais: crenças, religião, hábitos alimentares, costumes, rituais, significados, linguagem, entre outros aspectos, viabilizando o desencadeamento de uma prática docente legitimadora da diversidade, do direito à cidadania e de igualdade de condições na sociedade brasileira e internacional. Considerando-se que a Matriz do Curso Pedagogia alicerça uma contínua atividade de construção do conhecimento, a pesquisa configurar-se-á como ponto de partida norteador da formação de pedagogos para atender essas comunidades.
Palavras-chave
Formação; Pedagogo; Quilombolas; Indígenas
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