Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA
Maria Sônia Veloso, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Última alteração: 29-08-2016

Resumo


O desafio das disciplinas com caráter experimental nos cursos a distância, vem trazendo reflexões acadêmicas. Ao encontro destas reflexões, é sabido que os cursos de Licenciatura em Física da Educação a Distância devem contar com disciplinas de laboratório em seus currículos, a exemplo dos cursos presenciais. A metodologia utilizada nestas disciplinas pode variar, de acordo com o projeto pedagógico de cada curso, portando, determinamos para este trabalho, discutir o conhecimento teórico e a prática no laboratório didático do acadêmico em Física da Educação a Distância (EaD). Temos como objetivo de analisar como os acadêmicos utilizam os seus conhecimentos teóricos durante as aulas experimentais no laboratório didático, bem como também, de verificar quais são as ferramentas didáticas e tecnológicas que os acadêmicos utilizam nestas disciplinas experimentais. Assim, com a oportunidade que fomos inseridos nas plataformas das salas virtuais de quatro instituições do Brasil, apropriamos da metodologia que se encontra no referencial teórico da pesquisa qualitativa (ALVES-MAZZOTTI, 2006; YIN, 2001), pois procuramos selecionar contextos das análises que foram realizadas com os acadêmicos para serem estudadas, como também de observá-las nas aulas interagidas pela plataforma Moodle. A pergunta principal deste trabalho é: “como os acadêmicos do curso de licenciatura em física integram os seus conhecimentos teóricos durante as aulas experimentais no laboratório didático?” A resposta que encontramos é que o uso intensivo de vídeo aulas, sites para aplicação de alguns aplicativos, livros digitais etc., possibilita a integração entre o que foi discutido em sala de aula (teoria) e o que é feito como atividades práticas em laboratório didático. Acreditamos que, sem o suporte destas tecnologias que são utilizadas de forma espontânea e autônoma pelos alunos, dificilmente encontraríamos esta integração, dada a natureza do ensino a distância. Observamos também que, quanto mais utiliza meios tecnológicos para amenizar o efeito detrimental causado pela distância do curso de física dessa modalidade, o aluno demonstra menos dúvida, ao realizar a atividade experimental. Considera-se, diante da pergunta realizada, que os acadêmicos que foram analisados conseguem vincular a teoria com a prática quando estão realizando atividade no laboratório didático, mas que a maioria deles necessitam de uma plataforma que facilite a exploração e a pesquisa com a integração de vídeos e outros recursos que estimulem a sua aprendizagem. À consideração de sinalizar possíveis caminhos para a continuidade das reflexões em torno do ensino experimental, salientamos que possam também existir outros fatores internos de natureza hipercultural, que obstaculizam essa prática diante da formação de professores de física, tais como sua concepção sobre conteúdo abordado e a evolução da sua aprendizagem.

 


Palavras-chave


Laboratório Didático, Licenciatura em Física, EaD, Aulas Experimentais.

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