Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
Mapeamento da Clientela Adulta Atendida em uma Clínica-Escola de Psicologia a Partir das Abordagens Psicoterápicas de 2014 a 2015
Nadia Bisch, Nádia Jurema Iglesias Mazzochi, Fernanda Pasquoto Souza, Aline Groff Vivian

Última alteração: 26-09-2016

Resumo


O presente estudo buscou mapear a clientela adulta em uma Clínica-Escola de Psicologia, comparando-se o perfil dos clientes da Terapia Cognitivo-Comportamental e da Orientação Analítica. Foi utilizado o método quantitativo, retrospectivo, de análise documental e descritivo, mediante coleta de dados em prontuários realizada de fevereiro de 2015 a maio de 2016. Foram incluídos pacientes adultos atendidos entre fevereiro de 2014 e dezembro de 2015. Coletou-se dados de 67 pacientes, em sua maioria, mulheres (82,1%), com Ensino Médio Completo (43,3%), condição socioeconômica C (60,3%),sem nenhuma atividade remunerada (16,4%),atendidos pela TCC (44,8%  ) e pela Orientação Analítica (55,2%),  busca espontânea  (53,7%), com queixa principal de Transtorno Depressivo (56,7%), comparecendo até 5 sessões(47,1%) chegando até a alta (7,3%). Não foram encontradas associações significativas (p<0,05) quando comparadas  as referidas abordagens. Faz-se necessário que os serviços oferecidos pelas clínicas-escolas sejam continuamente adequados às necessidades dos usuários, procurando minimizar os percentuais de desistência

Palavras-chave


Clínica-Escola. Psicologia. TCC. Orientação Analítica. Adultos

Texto completo: PÔSTER