Última alteração: 29-08-2016
Resumo
Apresenta-se o trabalho do grupo de Iniciação Científica vinculado ao projeto “Inovando o currículo de matemática através da incorporação das tecnologias da informação e comunicação”, com o objetivo de realizar o mapeamento e catalogação de aplicativos para Tablets, que envolvam conteúdos de Matemática. A ideia do projeto vem da observação da necessidade de inovação e inclusão de tecnologias digitais no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática em todas as suas esferas, desde o Ensino Básico até o Ensino Superior. Analisando o contexto do atual estilo de vida da sociedade, percebe-se cada vez mais a tecnologia enraizada nas rotinas. O momento atual pode promover reflexões acerca da utilização dos aparatos digitais, como smatphones, tablets, computadores, calculadoras, de modo que possam enriquecer intervenções pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem (SANTOS, 2012). Isto fica mais evidente quando o público analisado é segmentado à faixa etária mais jovem, que utilizam, por boa parte de seu tempo disponível, aparelhos eletrônicos como smartphones e ipads. Segundo Bairral (2015), a tecnologia digital vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos jovens. A apresentação de propostas diferentes no desenvolvimento dos conteúdos, principalmente com esse tipo de tecnologia, que já faz parte do dia a dia do atual perfil do aluno de Matemática, visa chamar a atenção e proporcionar aos mesmos uma maneira de construir o conhecimento matemático através de conceitos observados na manipulação de aplicativos. A utilização dos Tablets pode possibilitar que os estudantes sejam agentes do seu aprender (BAIRRAL, 2015). Apresentam-se os resultados do levantamento desses aplicativos, bem como, um tutorial da utilização e a indicação de quais são os públicos apropriados para cada aplicativo. Foram catalogados 12 aplicativos até o momento, todos disponíveis na loja virtual Play Store do Google. Nesse trabalho, será dada ênfase aos aplicativos: “Mathematics”, aplicativo voltado para o ensino superior que auxilia na análise de funções; “Pythagorea”, aplicativo para o estudo de construções geométricas utilizando papel quadriculado, indicado para o Ensino Médio; “Math Duel”, aplicativo para o estudo da aritmética no Ensino Fundamental; e “Monster Numbers” para a matemática dos anos iniciais. As ações adotadas para a realização da pesquisa foram: participação nas reuniões com o grupo GECEM (Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática), reuniões semanais de orientação e a pesquisa com a catalogação dos recursos digitais disponíveis para Tablets, classificando-os por temática, nível de ensino e objetivo. Os resultados encontrados até o momento apontam que há uma gama enorme de aplicativos disponíveis com grande potencial para o auxílio na execução das práticas pedagógicas referentes à matemática.