Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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IMPACTO DE TRAUMATISMOS ALVEOLODENTÁRIOS NA INFÂNCIA NA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE BUCAL: REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE
Tássia Silvana Borges, Fabiana Vargas-Ferreira, Patrícia Reis Da Silva, Carlos Alberto Feldens

Última alteração: 29-08-2016

Resumo


Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática (RS) e metanálise foi avaliar o impacto do traumatismo alveolodentário (TAD) na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de pré-escolares (PROSPERO-CRD42015032513). Método: Foi realizada pesquisa bibliográfica sem restrição de tempo e idioma de julho a agosto de 2015 nas seguintes bases: PubMed, ISI Web of Science, Scopus, Science Direct, EMBASE e Google scholar. Os critérios de elegibilidade foram: TAD como variável de exposição; QVRSB como desfecho, obtido a partir de questionário validado; e crianças de até 6 anos de idade como população. A extração de dados foi baseada em uma ficha elaborada especificamente para esta RS, utilizando-se o software RevMan (v.5.2) para análise dos dados e representação gráfica. Foram estimadas as medidas de efeito (Odds Ratio: OR) e intervalos de confiança 95% (IC 95%) relativas ao escore geral do Early Childhood Oral Health Impact Scale (ECOHIS). O modelo escolhido foi o efeito randômico e a heterogeneidade foi avaliada por meio do teste I2. Resultado: Foram avaliados inicialmente 2.013 artigos; 1.993 foram excluídos baseados na leitura dos títulos e resumo; 10 artigos foram excluídos na análise do texto na íntegra.  Ao final, dez estudos foram incluídos na revisão sistemática, compreendendo uma população de 7.461 pré-escolares, e oito estudos foram incluídos na metanálise. TAD causou impacto negativo na QVRSB no escore geral (OR: 1,24; IC: 1,08-1,43). Conclusão: Concluiu-se que TAD afeta negativamente a QVRSB de pré-escolares. Essas informações são essenciais para o planejamento de programas que previnam a ocorrência de TAD na infância.

 


Palavras-chave


Traumatismos Dentários; Qualidade de Vida; Pré-escolar; Revisão Sistemática.

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