Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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INOVANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Última alteração: 29-08-2016

Resumo


Kampff et al. (2004) afirmam que em uma sociedade de bases tecnológicas, com mudanças contínuas, não é mais possível desprezar o potencial pedagógico que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) apresentam quando incorporadas à educação. Segundo o NCTM (National Council of Teachers of Mathematics) (2014) para uma aprendizagem significativa da Matemática, as ferramentas e a tecnologia devem ser consideradas como características indispensáveis para a sala de aula. Os Computadores e Tablets, telefones inteligentes e calculadoras avançadas, tornam acessível uma gama de aplicações que auxiliam aos usuários a explorar Matemática, dando sentido aos conceitos e procedimentos, e a envolvê-los com o raciocínio matemático. Nesse sentido as TIC se constituem em importantes recursos que auxiliam o professor em seu trabalho docente, colaborando com mudanças significativas na educação. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa do Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), no ano de 2016, com os seguintes resultados: sequência didática, com objetos de aprendizagem interativos, que possibilitam aos estudantes realizarem transformações geométricas e diferentes construções que os levem, através da observação e manipulação desses objetos, construir o conceito de polígono e a identificar as relações entre as dimensões e a área das figuras, levando à dedução das fórmulas de áreas das figuras planas; objetos de aprendizagem tridimensionais interativos para o estudo das funções de duas variáveis. Os recursos didáticos foram construídos no software Geogebra. A pesquisa está fundamentada no método qualitativo, uma vez que os propósitos fundamentais são a compreensão, a explanação e a interpretação do fenômeno estudado, interessando mais o processo do que os resultados (BOGDAN; BIKLEN, 1994). A metodologia foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na construção dos objetos segundo o conceito de granularidade (ADLNET, 2009) desenvolvidos com base em um objetivo simples de modo que cada atividade seja independente, podendo ser reutilizado e organizado com outros objetos de aprendizagem para a construção de outras sequências didáticas; a segunda foi a aplicação da sequência didática com estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil. Os resultados apontam que o Geogebra é um software adequado à construção de objetos de aprendizagem manipuláveis sem que seja necessário o conhecimento de programação avançada, considerando que os objetos desenvolvidos não devem ser  apresentados individualmente, salientando-se a importância da construção de uma sequência didática que apresente os objetos encadeados. A vantagem do uso de objetos geométricos tridimensionais digitais reside na manipulação, oferecendo cenários diferenciados de experimentação, possibilitando ao estudante a observação das características e a compreensão dos conceitos matemáticos.


Palavras-chave


Geogebra; Objetos de Aprendizagem; Sequências Didáticas

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