Última alteração: 19-10-2015
Resumo
O Monitor Ltinoamericano de Comunicação (LCM) foi realizado entre 2014 e 2015, como parte do projeto Global Communication Monitor, vinculado ao European Communication Monitor (ECM), conhecido como o maior estudo longitudinal sobre a profissão de relações públicas e gestão da comunicação em todo o mundo. Seu objetivo é melhorar o conhecimento da prática profissional na América Latina, identificando as tendências, para analisar as mudanças que estão acontecendo no setor. Ao mesmo tempo, o estudo pretende dar visibilidade à função dos comunicadores de fala hispânica e portuguesa no mundo e empoderar, desta forma, os profissionais em suas organizações. O estudo foi organizado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), tendo a Asociación de Directivos de Comunicación de España (Dircom) como sócio estratégico e o patrocínio da FCC (Fomento, Contratas y Construcciones), empresa internacional líder en serviços cidadãos. O estudo foi realizado por um conjunto de investigadores de onze universidades, sob a condução da Dra. Ángeles Moreno, da Universidad Rey Juan Carlos (Espanha) e do Dr. Juan-Carlos Molleda, da Universidada da Flórida (USA). No Brasil, o estudo esteve sob a responsabilidade da Professora Andréia Athaydes, juntamente com o Professor Gustavo Hasse Becker, ambos da Universidade Luterana do Brasil. Um Conselho Assessor e uma rede de difusores, em conexão com as mais relevantes associações profissionais do setor, em cada país, asseguraram enfoques plurais que podem mostrar a rica diversidade da prática na América Latina. O marco de investigação se configura sobre teorias e resultados de investigações científicas internacionais em gestão da comunicação e relações públicas. Este estudo, na América Latina, inclui uma grande quantidade de variáveis independentes, sobre cinco fatores chave: características pessoais dos comunicadores (demográficas, educação, status, experiencia); características das organizações (estrutura, país, região); atributos dos departamentos de comunicação (influencia, desempenho e excelencia); situação atual e perspectivas sobre temas como a sobrecarga laboral na era digital, networking, satisfação no trabalho, perspectiva de gênero na prática profissional, tendências em canais, áreas e assuntos chave, comunicação em mídias sociais e profissionalização. Mais de vinte mil profissionais das áreas investigadas, ligados a empresas, ONGs e organizações governamentais foram convidados, através de bases de dados de associações profissionais nacionais e regionais, a participar da pesquisa, que foi organizada com um questionário contendo dez seções e 33 perguntas. Do total de participantes, 803 respostas foram validadas, sendo elas oriundas de 18 países: Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Perú, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O enfoque desta investigação, cujos resultados serão resumidos na sequência, permite à profissão cercar-se, de maneira concisa dos últimos avanços acadêmicos em temas muito específicos a adotá-los ou refutá-los a partir das evidencias empíricas apontadas pelo estudo. Paralelamente, este estudo também ofrece resultados transversais relacionados a investigações anteriores, realizadas em países contemplados com semelhante investigação, realizadas nos mesmos moldes, de modo que será possível a posterior comparação dos dados latinoamericanos com os resultantes de semelhante estudo realizado na Europa.