Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES INTERDISCIPLINARES DE INGRESSANTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA
Autor 1 Ney David Veloso, Autor 2 André Dall-Farra

Última alteração: 05-10-2015

Resumo


Diante do caráter interdisciplinar e transversal da questão ambiental, o presente estudo tem por objetivo verificar como os ingressantes de Licenciatura em Matemática de instituições públicas da cidade de Boa Vista-RR consideram os saberes necessários à realização de práticas educativas que tratem das inter-relações entre a Matemática e a Educação Ambiental. Considerando os índices inferiores dos estudantes do município em testes padronizados em relação à média nacional, há a necessidade de realizar pesquisas que possam contribuir para a formação inicial de professores e suas práxis pedagógicas, considerando as questões relacionadas à interdisciplinaridade, situações-problema e os saberes matemáticos relacionados a cada nível de ensino. Dados de questionários aplicados a 30 (trinta) alunos foram analisados a partir dos métodos mistos, integrando coleta e análise de dados quantitativos por meio da Estatística Descritiva, Inferencial e qualitativo por meio da Análise de Conteúdo. Os primeiros resultados direcionam para possibilidades de ações pedagógicas efetivas pertinentes à interação da Matemática com a Ciência Ambiental como estratégia de ensino e aprendizagem na formação e no exercício profissional dos professores, visto que, a maioria dos acadêmicos definiu a interdisciplinaridade como estratégia pedagógica de suma importância nesse processo, como também, a efetiva interação com as questões ambientais, mesmo que estas ações não tenham sido de fato contempladas durante a formação básica dos acadêmicos.

 


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Métodos mistos. Educação matemática. Educação ambiental.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido