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ANÁLISE DAS EMENTAS DE DISCIPLINAS EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA
Autor 1 Maria Sônia Veloso, Autor 2 Agostinho Serrano de Andrade Neto

Última alteração: 05-10-2015

Resumo


Resumo

O presente estudo é um recorte da análise das disciplinas experimentais da educação superior a distância na área de licenciatura em física.  Sendo o desenvolvimento de pesquisa documental e qualitativo, são verificadas 11 ementas disponibilizadas nos Projetos Político Curricular – PPCs, dos cursos de física a distância no Brasil, sendo de instituições distintas que foram acessíveis em concedê-las. No embasamento, foi realizada uma revisão das concepções históricas e atuais que determinam a evolução da EaD no país, bem como, também, o estudo da Referência de Qualidade desenvolvida pelo MEC, em 2007, tendo o objetivo de verificar as disciplinas experimentais que são oferecidas nos PPCs, o período que ocorre, a carga horária e a forma que são trabalhadas. Como resultado, temos uma comparação das instituições que oferecem um maior tempo de aulas experimentais e pontos que norteiam uma visão contextual da fundamentação das leis que amparam a EaD, no embasamento da estrutura de qualidade para um curso de física. Espera-se que este estudo possa possibilitar outras futuras pesquisas em relação ao tempo de aula experimental ao aprendizado do aluno.

 

 


Palavras-chave


Física Experimental. Educação a Distância. Licenciatura em Física.

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