Última alteração: 05-10-2015
Resumo
Resumo
O presente estudo é um recorte da análise das disciplinas experimentais da educação superior a distância na área de licenciatura em física. Sendo o desenvolvimento de pesquisa documental e qualitativo, são verificadas 11 ementas disponibilizadas nos Projetos Político Curricular – PPCs, dos cursos de física a distância no Brasil, sendo de instituições distintas que foram acessíveis em concedê-las. No embasamento, foi realizada uma revisão das concepções históricas e atuais que determinam a evolução da EaD no país, bem como, também, o estudo da Referência de Qualidade desenvolvida pelo MEC, em 2007, tendo o objetivo de verificar as disciplinas experimentais que são oferecidas nos PPCs, o período que ocorre, a carga horária e a forma que são trabalhadas. Como resultado, temos uma comparação das instituições que oferecem um maior tempo de aulas experimentais e pontos que norteiam uma visão contextual da fundamentação das leis que amparam a EaD, no embasamento da estrutura de qualidade para um curso de física. Espera-se que este estudo possa possibilitar outras futuras pesquisas em relação ao tempo de aula experimental ao aprendizado do aluno.