Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM PALINOLOGIA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Guy Barros Barcellos, Andréia Cardoso Pacheco Evaldt, Núrfis dos Santos Vargas, Soraia Girardi Bauermann

Última alteração: 26-10-2015

Resumo


Há um consenso mundial de que a alfabetização científica é um processo necessário para o aprimoramento da qualidade de vida da sociedade e do desenvolvimento sociocultural de cada cidadão. Ser cientificamente alfabetizado significa ser capaz de enxergar o mundo através dos óculos da ciência. Espera-se que uma pessoa capaz de ler a natureza seja também capaz de produzir conhecimentos para si e para a comunidade na qual se insere. A presente pesquisa se propõe a analisar os dados provenientes de uma experiência didática de quatro alunos de ensino fundamental em um laboratório de Palinologia. A discussão aponta para a hipótese de que a experiência tenha sido um contributo de considerável importância para o estímulo da curiosidade epistêmica dos entes pesquisados e, portanto, como uma catalisadora da alfabetização científica.



Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido