Última alteração: 08-10-2015
Resumo
As aulas de Químicas, para serem atraentes precisam ser conectadas com a realidade dos estudantes e do seu local (comunidade escolar e seu entorno) para que o conhecimento químico seja construído. Maldaner (2000) nos diz que é necessário que as situações vividas permitam construir e desenvolver os conceitos principais do pensamento químico. Este trabalho propõe a contextualização do conhecimento químico presente nos parâmetros curriculares nacionais (PCN) do Ensino de Química com a cultura e beneficiamento do tabaco, utilizando temáticas de caráter transversal como: ética, meio ambiente e manutenção da saúde.Propõe-se a temática “Tabaco”, à qual é possível de contextualizar nas escolas de municípios da região do Vale do Rio Pardo, que são dependentes economicamente do tabaco, relacionando-a com conceitos químicos, para debater, refletir e construir conhecimento juntamente com os estudantes e sociedade. A partir dos aspectos construídos, os estudantes estarão aptos à compreender os fenômenos do dia-a-dia, de manipulação, armazenagem, riscos a saúde e ao meio ambiente.Conforme Chassot (2004), precisamos lutar por um ensino de Química que ofereça uma efetiva consciência de cidadania, independência de pensamento e capacidade crítica, considerando o objetivo da formação de um cidadão crítico.O objetivo geral do trabalho é propor a inserção desta temática na região em questão, principalmente na disciplina de Química, com desenvolvimento de conteúdos como substâncias e reações químicas, funções inorgânicas, orgânicas e bioquímicas, toxicidade, EPIS, higienização, conscientização ambiental, análises físico-químicas entre outros.O trabalho está em fase inicial de execução e, analisando os PCN e conteúdos programáticos do ensino médio e relacionar a temática com o ensino de química. Os eixos temáticos como importância da química, tabela periódica, ligações químicas, funções inorgânicas, reações químicas e a química e o ambiente, relacionados ao 1º Ano do Ensino Médio, enfatizarão componentes inorgânicos do tabaco e impactos do cultivo ao ambiente. No 2º Ano do Ensino Médio, eixos específicos oportunizam uma aprendizagem mais aprofundada, caracterizada pelo estudo das soluções, termoquímica, entre outros, que oportunizam a discussão da dissolução dos componentes do tabaco em soluções do organismo humano. A 3ª série do Ensino Médio é caracterizada pela Química Orgânica abrindo um amplo leque para funções orgânicas, permitindo inserir os componentes tóxicos orgânicos do tabaco. Assim, as temáticas em cada série podem contemplar estudos relativos ao tabaco e toda sua contextualização necessária para aprendizagem.No decorrer das aulas serão analisados: o desempenho individual do aluno segundo a sua participação em aula, exercícios, atividades à distância e interesse. Ao final, será realizado um feedback afim de avaliar os conhecimentos dos conteúdos estudados. Os resultados obtidos serão analisados através de Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011).Este trabalho, além de atender os alunos de escolas, busca envolver a família dos estudantes e a comunidade geral do município. É necessário difundir o conhecimento, sensibilizar e envolver toda comunidade para resultados efetivos.Ainda não há resultados finais neste trabalho devido sua fase inicial, mas espera-se que as atividades resultem em uma aprendizagem significativa para estes alunos, levando em consideração sua realidade e a necessidade da contextualização do ensino.