Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA ESCOLA
Ana Da Silva Rocha, Simara Gheno, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 05-10-2015

Resumo


A formação inicial de professores no ensino de ciências se caracteriza tradicionalmente pela dificuldade em vincular o conteúdo específico do curso com o conhecimento educacional. Neste cenário, o estágio supervisionado surge como a oportunidade de vivenciar a docência articulando estes saberes adequadamente. Diante desta questão, foram analisados os relatórios de estágio em Biologia de 22 licenciandos com o objetivo de analisar as formas pelas quais os estudantes buscam congregar os distintos saberes que convergem para a construção de práticas educativas relevantes e, principalmente como manifestam seus olhares em relação a tal articulação diante da comunidade escolar na qual realizam o seu estágio. Foi verificado que, embora os estagiários apresentassem uma intencionalidade em relação a determinados princípios educacionais, ocorreu, em muitos casos, um processo de adaptação metodológica visando atender as necessidades dos alunos e as peculiaridades da escola e/ou do professor titular.

Palavras-chave


Estágio Supervisionado. Formação de Professores. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido