Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Processo Educativos em Genética e Melhoramento Genético: Estudos em Ciência, Cultura e Sociedade
Rossano André Dal-Farra, Francisco Freitas Quintanilha, José Guilherme Camillo da Silva, Vitória Vieira Costa, Mauricio Durigon Pfeiffer, Tânia Grando

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


O presente estudo está focado no desenvolvimento, na aplicação e na análise de resultados de práticas educativas voltadas para a Genética e para o Melhoramento Genético Animal nos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. O material de estudo utilizado compreende as respostas a instrumentos de coleta de dados, assim como textos midiáticos que divulguem aspectos relacionados com a Genética. Cientes das polêmicas envolvidas no campo científico, resultando em uma avalanche de informações a respeito do tema, torna-se relevante neste momento estudar as concepções, tanto de grupos mais específicos como os criadores de animais, quanto de comunidades escolares a respeito da Genética, bem como as implicações de tais concepções sobre a sociedade. A complexidade de muitas temáticas relacionadas às aplicações da Genética demanda a construção de práticas educativas inovadoras e que sejam testadas in loco com os estudantes em ações de estudo. A avaliação dos processos é realizada a partir da coadunação entre o que foi produzido e os pressupostos básicos da Educação como corpus organizado de conhecimento e que, necessariamente devem estar adequadas aos conhecimentos prévios dos estudantes que ingressam em cursos superiores na atualidade. O foco metodológico deste estudo é predominantemente qualitativo, com base nos métodos mistos, congregando a coleta e a análise de dados qualitativos e quantitativos. No presente ano, houve três focos principais nos estudos, a saber: 1) o cálculo de endogamia a partir de softwares específicos para este fim disponibilizados na internet e que se constituem em possibilidade importante de aproximação dos estudantes desta temática, 2) os estudos de correlação entre Diferenças Esperadas na Progênie de reprodutores em sumários de avaliação, proporcionando a aplicação eficiente dos conceitos em questão nas aulas e 3) a reorganização de práticas educativas voltadas à Genética de Procarióticos e a problemática contemporânea da resistência ais antibióticos, cuja necessidade de atualização de referencial tem sido vital para a compreensão dos processos genéticos envolvidos.


Palavras-chave


Ensino de Ciências. Transposição didática. Ensino de Genética. Ensino Superior.

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